Artigo raro por Cris M. Zanferrari… do que se trata? Vocês vão gostar!!


Do Instagram Prosa Poesia de Cris M. Zanferrari

Do Instagram Prosa Poesia de Cris M. Zanferrari

Como diz Cris, contribuidora deste e vários textos lindos aqui no blog: “Estamos em uma época que, pela proximidade do Natal, nos deixa ainda mais “elétricos” e agitados.”  Então ela nos ajuda com as palavras abaixo…

Artigo raro

Cris M. Zanferrari

Eu não tenho, tu não tens, ele não tem. Nós não temos, ninguém mais parece ter. Parece até uma aula de concordância verbal, mas é apenas uma constatação. Estou falando de um artigo raro, escasso, em falta no mercado atual: paciência. Será? Sejamos sinceros: muito provavelmente você já se impacientou às primeiras linhas por não saber do que tratava esse texto. Assim é que é. Consolo se há, é que você não é o único a se impacientar com as coisas, as pessoas, o trânsito, o escambau.

A verdade é que o tempo está curto, a grana está pouca, o mundo está louco. Como haver paciência? É preciso estar por dentro de tudo na economia, na política, na moda, na ciência, nas artes, na saúde e na doença até que a morte nos separe, amém. O quê? Você não sabe quem é o novo ministro da educação? Quem é que ganhou o Nobel de Literatura? Qual a cotação do dólar hoje? Se é cor, renda ou transparência que está ditando tendências? Não sabe que Hamilton já ultrapassou a marca de Senna? Que há uma nova polêmica do silicone? Que o quê?

Haja paciência! Há mais informação nesse vasto mundo do que somos humanamente capazes de assimilar. Não há como negar que se manter atualizado é importante, é necessário para conservarmos o emprego e a saúde, para passarmos num concurso público ou mantermos a conversa em um evento social, para nos posicionarmos diante de um impeachment ou da contratação da empregada. Do macro ao micro mundo em que vivemos, estar atualizado é condição para nos sentirmos mais cidadãos e mais gente.

Há, no entanto, um lado perverso em tudo isso. O lado cruel dessa necessidade de constante atualização é a ansiedade que ela gera. E é essa ansiedade, gerada pelo excesso de informação, que nos torna impacientes. Temos pressa o tempo todo. Se o elevador “demora” a chegar, apertamos de novo o botão, como se isso (o) adiantasse. Se o garçom “demora” a chegar à mesa, nos irritamos e destemperamos a comida e o momento. Se o site “demora” a carregar, abrimos nova aba e soltamos o verbo. Se o sinal “demora” a abrir, abrimos a buzina. Ao menor sinal de “demora”, acionamos o botão da impaciência. Afinal, tudo urge, tudo atropela, a vida é on demand. Como haver paciência?

Creio que nossa visão do tempo anda distorcida. As “demoras” e “atrasos” no mais das vezes não passam de alguns segundos ou minutos. Basta lembrar que nem sempre foi assim. Tempo houve em que se esperavam meses por uma carta, dias por uma visita, horas por um trem. Em que se esperava o Natal ou o aniversário para se ganhar presente_ o que não quer dizer que não seja bom e surpreendente ganhar um presente quando menos se espera. Mas houve, sim, um tempo em que a necessidade ou o desejo das coisas precedia a sua aquisição. Tempo houve em que cada fruta tinha sua estação, e elas amadureciam no pé. Tempo houve em que tudo tinha seu próprio tempo. E esperar era tão natural quanto haver sol e mar. Tempo houve em que se esperava.

Não me interprete mal, não estou propondo uma volta ao passado. Nem pensar. Nem há como. Proponho apenas redimensionar o tempo. Reaprender do que é feita a paciência. Reaprender a arte da espera. Da mansidão. Sim, porque há uma certa brandura em esperar. Em ser paciente. Em manter a calma. A pressa nunca nos leva a lugar algum. Só nos leva a sermos apressados. Esperar é dispensar a pressa, entreter pensamento, contemplar o entorno e a vida. Esperar é simplesmente deixar que o momento presente seja.

Às vezes, quando viajo para alguma cidadezinha do interior, tenho a vaga impressão de que lá o tempo custa a passar. De que lá, o tempo tem mesmo uma outra dimensão. E esse simples pensamento me traz paz e paciência. E, então, bem devagarinho me chega também a sabedoria do mestre Rosa: “devagar e manso se desata qualquer enliço, esperar vale mais que entender, janeiro afofa o que dezembro endurece, as pessoas se encaixam nos veros lugares.”

Sim, eu sei que paciência é artigo cada vez mais raro. E por isso mesmo, valioso. Sei também que em tempos de Instagram e Twitter qualquer leitura mais longa acaba com a paciência alheia. Então, se você conseguiu chegar ao final do texto é porque foi muito, muito paciente. E ter um leitor assim compensa toda e qualquer falta de paciência. Um leitor assim também é artigo raro.

——————————————————————————————————————-

” Esperar é simplesmente deixar que o momento presente seja.”!  Que lindo Cris!! Como preciso deste texto tatuado na minha mão direita para vê-lo, e me lembrar sempre!!  Obrigada!!

Se gostaram do estilo de Cris,  abaixo tem links aos seus outros textos aqui no blog, ou por favor acessem o Mania de Citação AQUI, maravilhoso blog de Cris!!!  Lindo também seu Instagram: Prosapoesia

YOU MIGHT ALSO LIKE

Sobre Dor…
November 10, 2017
Falar de Amor… por Cris M. Zanferrari
June 16, 2017
Pra não dizer que não falei de moda… por Cris M. Zanferrari
May 26, 2017
Por mais lua, conhaque (ou música)
April 12, 2017
presente
Que presente dar?…
March 06, 2017
Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016

53 Comments

luciene felix lamy
Reply 27 de October de 2015

Lindo, lindo, lindo, Cris!!!
E fiquei um tempão contemplando a paz dessa janela...
Parece paradoxal, mas o que me falta de tempo, me sobra em paciência.
Zilhões!!! lu.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 27 de October de 2015

    Lu querida!!
    Eu também me enamorei dessa janela... por isso a fotografei: para sempre de novo poder contemplar essa beleza e essa paz!!
    Bjos mil

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 27 de October de 2015

Olá Cris, tudo bem?

Acredito que a contemplação seja um antídoto para isso tudo. Há pessoas que são contemplativas por natureza, e a luta é exatamente sair da concha e se permitir múltiplas experiências, o que pode ser um sacrifício no início pode se tornar uma aventura maravilhosa. Há maneiras para desenvolver a contemplação no caso do hiperativo e o contemplativo nato pode aprender a dosá-la.
É preciso que nos permitamos a nos ouvir atentamente e alimentar nossa alma com o que precisamos. Acho essa palavra linda: contemplação; e mais ainda o seu significado.
Obrigada pela oportunidade de contemplativa reflexão.

Um abraço,

AL

    Cris M. Zanferrari
    Reply 27 de October de 2015

    Olá, Ana Laura!!

    Obrigada por suas palavras! Me identifiquei com essa natureza contemplativa da qual você fala!! Meu objeto de contemplação preferido é a natureza, com suas paisagens, flores, exuberâncias!! Faz um bem enorme à alma...
    Um grande e afetuoso abraço!!

teresa
Reply 27 de October de 2015

Linda reflexão, Cris!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 27 de October de 2015

    Obrigada, querida !!!
    Bjo!!

Ana Emilia
Reply 27 de October de 2015

Muito lindo esse texto. Fiquei contente em ler ao final que, se chegamos até o final do texto, é porque fomos pacientes. Então eu fui paciente e adorei ler essa reflexão. Sinto exatamente impaciência quando tenho que saber de tudo, conhecer de tudo, estar por dentro de todas as notícias. Um pouco mais de sossego e contemplação do belo, por favor. Pra mim, é ótimo, pois busco ter mais paciência sim, embora nem sempre seja cem por cento.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 27 de October de 2015

    Ana Emília!!
    Obrigada por suas queridas palavras! Também busco, como você bem disse, "um pouco mais de sossego e contemplação do belo." Faz tão bem!!
    Bjo grande

Andreia Mota
Reply 27 de October de 2015

Ebaaaaa, quer dizer que sou artigo raro!?!?! Risos.
Cris querida, que saudade de sua carta, eu fiquei tranquila porque o correio estava em greve e um dia ela iria chegar, risos.
Entendo que a paciência está cada vez mais escassa, porém uma das coisas que conquistei na maturidade é um grau positivo desta qualidade, não chega a ser uma nota 10, mais se encontra acima da média e muito além do que era na juventude acelerada que vivi. Seria porque existe a necessidade de ser um bom exemplo para os meus filhos ou porque já vi tanta coisa na vida e cheguei à conclusão que não adianta se estressar? Afinal, tudo passa. Beijo querida Cris, beijos Diva, beijão Salotto.
“Esperar é simplesmente deixar que o momento presente seja.” Também adorei esta frase!!!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 27 de October de 2015

    Você é artigo raríssimo, minha querida Andreia!!! Obrigada por esperar pela carta...rs rs rs...isso também é paciência!! E sim, você tem razão: com o passar do tempo, vamos "classificando" as coisas pelas quais "vale a pena" ou "não vale a pena" nos estressarmos!
    Espere sempre pela carta, amiga!! Espero sempre poder fazê-la chegar!
    Um bjo super afetuoso pra vc!!

Maria Cecília
Reply 27 de October de 2015

Lindo texto Cris! Belíssima foto, amei!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 27 de October de 2015

    Obrigada, Maria Cecília!
    Esse lugarzinho da foto fica no interior do RS!! Inspirador, né?
    Bjs

Maria Cecília
Reply 27 de October de 2015

Lindo texto Cris. Belíssima foto. Amei!

Denise Luna
Reply 27 de October de 2015

Cris, parabéns por esse texto tão necessário e atual. Sou a rainha da impaciência e é uma luta relaxar, deixar correr solto e contemplar a vida sem pressa. Infelizmente, o nosso mundo de hoje está cada vez mais frenético e não ajuda pessoas como eu.
Nesse quesito, invejo os orientais com a sua cultura contemplativa, sua calma e disciplina. Estou anos luz atrasada....
E você já percebeu como nunca conseguimos estar totalmente inteiros e presentes num só lugar depois do advento do celular? Algo para se discutir num próximo post, não?
Beijos

    Andreia Mota
    Reply 28 de October de 2015

    Bom dia amiga, pratique e quem sabe você descobre a chave das coisas que realmente importa para te fazer feliz. Pelo seu bem, pelo bem da sua saúde física e mental, pratique. Você sabe o quanto o nosso cérebro precisa ter longevidade. Um beijo carinhoso de quem te adora.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Delinda!!
    Você mencionou uma verdade assustadora: "nunca conseguimos estar totalmente inteiros e presentes num só lugar depois do advento do celular". O "dito-cujo" já é praticamente uma extensão do próprio braço!! Como lidar???
    Obrigada pela reflexão, querida!!
    Bjo com afeto

Marina Di Lullo
Reply 27 de October de 2015

Querida Cris, seu texto sobre a ciência da paz vem abraçar o que há de mais raro e esplendoroso que possuimos, o tempo. Concordo com você, há uma idéia generalizada que precisamos saber de tudo um pouco, sem que sobre tempo e espaço para o não tempo, da contemplação. Teóricos da comunicação já professavam a hiper- realidade. Então Cris, você nos traz Guimarães Rosa, que nos socorre deste nonsense instituído, ao dizer "esperar vale mais que entender". Sim, muitas vezes é naquele átimo vivido que habita tudo que precisamos. Beijos afetuosos

    Andreia Mota
    Reply 28 de October de 2015

    Ciência da paz, perfeito Nina, perfeito!!!!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Marina querida!!!
    Guimarães sempre nos salva, não é mesmo?
    Obrigada pela presença querida e amorosa aqui e acolá!!!
    Bjo carregado de afeto pra vc!!

anna monica
Reply 27 de October de 2015

Amei o texto!!!!! Apesar de ser paciente sinto-me diariamente compelida a entrar na correria e na ansiedade do dia-a-dia e quando tentando voltar à minha essência sempre ouço de alguém "Como você tem paciência para isso?" Como se ter paciência fosse um defeito!
"Esperar é dispensar a pressa, entreter pensamento, contemplar o entorno e a vida." adorei esta frase, e é isto que acontece diariamente, as pessoas estão passando pelo mundo sem contemplar!
Várias vezes em minha vida parei para contemplar: depois de uma gravidez em que vivia numa tensão doida no trabalho, o que resultou num parto prematuro, parei de trabalhar quando o meu filho nasceu: queria ver a vida dele acontecer, a vida desabrochar! E na segunda gravidez parei de trabalhar de novo para sentir aquele início de vida para me deleitar com aquela vida que surgia de dentro de mim!!!! Não me arrependo!!!
Meu desafio é ensinar os meus filhos a contemplar a vida,uma vez que vivem neste mundo da pressa!!!!
Obrigada pelo texto inspirador!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Querida Anna!!
    Muito obrigada pelas belas palavras!
    Que bom que está ensinando a seus filhos a arte da contemplação! E não se incomode quando alguém fizer parecer que a paciência é um defeito...kkkkk...muitos valores andam distorcidos por aí!
    Bjo grande!

Mia Athayde
Reply 27 de October de 2015

Cris, Cris ... querida Cris ....
Meu marido às vezes brinca e diz : "vou até ali um instante, ver se tem paciência prá comprar, ok? "
Mas, por incrível que pareça, paciência não está à venda nem no Amazon !
Vai daí que, a gente tem que resolver esta questão com ..... exercício!
Exercitar a paciência tem o mesmo efeito que abdominal: quanto mais se faz, mais fácil fica fazer ou, no caso, ter.
Pelo menos é este o caminho que encontrei depois de ficar mais velha, mais madura e de tomar cada vez mais, a minha vida em minhas próprias mãos!
ADOREI (para variar) o teu texto maravilhoso !!!!!!
Vc é especial e teu te admiro muito!!!!
Consuelo, muitooooo obrigada por dar espaço à Cris para ela nos encantar! :))
Bjsssssss

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Mia, Mia querida!!
    Muito obrigada por tanto carinho!! Você também é especial... sinto isso através de nossos contatos por aqui e também pelo teu jeito de ser que transparece no teu maravilhoso blog!!
    Também não me canso de agradecer sempre a nossa queridíssima Consuelo pelo espaço e oportunidade!!
    Adoro esse Salotto!!!
    Bjo com afeto

Elizabeth Corradi
Reply 27 de October de 2015

'Reaprender a arte da espera'.... Como é verdadeira esta afirmativa. Estamos viciados na velocidade e no imediatismo, não temos tempo, paciência nem tolerância.
Saber esperar é uma habilidade que deveria ser cultivada por todos nós!
Lindo, verdadeiro e reflexivo artigo!!! Beijos Cris!!!!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Querida Elizabeth!
    Você bem lembrou: junto com a paciência, se vai a tolerância!! Impacientes e intolerantes, nem nós mesmos nos aguentamos...kkkkk... precisamos nos esforçar para mudar isso!
    Obrigada pelo carinho!
    Bjs e bjs

Maria Vilma
Reply 27 de October de 2015

Cris... como sempre, mais uma intervenção poética que deixa a sensação de que foi feito à medida... Vivemos um paradoxo: a vida moderna com as suas ligeirezas, meios de comunicação cada vez mais velozes, vem nos requisitando a ter mais e mais paciência...
No meu caso particular, acontece o contrário Cris. Eu me considero uma pessoa muito calma e paciente,o que por vezes, muitas vezes, aliás, faz com que me sinta fora da ordem “natural”... Por isso, amei vc ter tratado desse assunto. A sua reflexão serve como um poderoso alerta... diria até de consolo, para quem como eu, vive esse dilema “às avessas”... rarara...
Além disso, traduz o que eu penso sobre a importância de olhar para si e ao redor, sentir, perceber os tons, ouvir os sons de fora e de dentro; de parar, respirar, suspirar, despressurizar...
Obrigada sempre, Cris! As suas intervenções são verdadeiras bênçãos!
Bjs, querida!
MaVi

    Viviane Marques
    Reply 27 de October de 2015

    Mavi, vc seria ainda mais fake se não tivesse paciência. Baiana impaciente, não é baiana que se preze. Bj

      Maria Vilma
      Reply 28 de October de 2015

      Né...??? Por pouco me sentiria despersonalizada... descaracterizada na minha individualidade...
      aí seria demais...! Hararara...
      Adoro vc, Vi!
      Bjssss

    Andreia Mota
    Reply 28 de October de 2015

    Risos, ligeirezas não combinam com você MaVi! Um cheiro carinhoso baianinha querida.

      Maria Vilma
      Reply 28 de October de 2015

      Hahaha... É amiga... talvez por herança genética... ou geográfica (???), ou por experiência...!? Ou ainda por intuição... eu acredite cada vez mais, que a impaciência, as ligeirezas despropositadas não só nos tornam mais cansados, mas também muito mais rígidos.
      I Love you!
      Cheiros leves e macios (hahaha)

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    MaVi querida!!!

    Mesmo sem te conhecer pessoalmente, sempre achei que você fosse mesmo assim: calma e paciente! E agora você acaba de confirmar!! Que bom ser assim... quem me dera! Mas também entendo que você "sofre às avessas" por causa disso. Acertar nosso ritmo interno com o ritmo do mundo é tarefa árdua e para uma vida toda!!
    Obrigada sempre quem diz sou eu, minha querida!! Vocês todas aqui no Salotto me cobrem de ternuras... nem sei como agradecer!!
    Um bjo bem afetuoso pra vc, minha querida!!

Alexandra
Reply 27 de October de 2015

Cris querida, que texto mais lindo! E apropriado.
Sou apressada e sem paciência por natureza, e desde o dia em que me dei conta de que, mesmo com tempo e sem motivo, continuava a correr, tenho tentado sentir mais o momento, prestar atenção aos detalhes....e isso tem me ajudado a viver o presente.
Muito obrigada por abordar de maneira tão bonita e sútil um assunto tão atual e preocupante.
Um grande beijo!
PS: Consu, você tatua na mão direita e eu na esquerda ;)
Beijinhos!!!

    Andreia Mota
    Reply 28 de October de 2015

    Queridas, eu só não me junto a vocês na tatoo porque tenho pavor de agulhadas, risos. Beijos.

      Alexandra
      Reply 29 de October de 2015

      Se você quiser, amiga, eu seguro na tua outra mão!<3

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Querida Alexandra!!
    Fico feliz que tenha gostado do texto! Obrigada pelas carinhosas palavras!!
    Um bjo grande pra você também!!

Marly Papa
Reply 27 de October de 2015

Cris querida que linda a tua mensagem , eu conheci uma Irmã de caridade , que se chamava Lina , tomava conta de 550 crs numa entidade em Carapicuíba , todo dia víamos um milagre acontecer , faltava comida , gêneros de primeira necessidade e ela nos ensinava em ter fé e a ter paciência , qdo eu tinha um problema daqueles cabeludos , ela me dizia paciência , paciência e paciência , com acabava de falar a 3a vez paciência , eu já me sentia mais calma e começava a ver o problema por outro enfoque e as vezes até solução , hoje já não tenho ela mais ao meu lado , mas os ensinamentos dela sempre ficarão ao meu lado , Paciência é uma virtude difícil de se cultivar , mas com a pratica e com fé conseguimos encontra -lá , bjs !!!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Querida Marly!

    Que depoimento lindo o seu! Que história bonita de fé e paciência!
    Obrigada por dividir conosco!!
    Bjs mil

Maria Araci d' Avila
Reply 27 de October de 2015

Cris: que lindo texto!!! Tão exato, tão necessário para a gente refletir!!! Atualmente estamos sempre correndo atrás da máquina, tentando estar a par de tudo e não sabendo nada com profundidade, menosprezando quem não está ligado em toda esta tecnologia que as vezes nos aprisiona. Eu adoro tudo que facilita nossa vida, agora, mas as vezes penso que quando as coisas eram mais dificeis a gente tinha mais paciencia para esperar por elas. Ter equilibrio, atualmente requer um desgaste enorme e temos que parar e pensar se vale a pena!!! Bjs

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Querida Maria Araci!!

    Também aprecio tudo o que facilita as nossas vidas, mas você tem razão em dizer que "quando as coisas eram mais difíceis a gente tinha mais paciência para esperar por elas." E acho até que a gente as valorizava muito mais, precisamente pela espera contida nelas!!
    Obrigada, querida!!
    Bjo com afeto

ana deiro
Reply 27 de October de 2015

"Mas houve, sim, um tempo em que a necessidade ou o desejo das coisas precedia a sua aquisição. Tempo houve em que cada fruta tinha sua estação, e elas amadureciam no pé. Tempo houve em que tudo tinha seu próprio tempo. E esperar era tão natural quanto haver sol e mar. Tempo houve em que se esperava."
É a pura verdade, e se esperava antecipando o prazer.
Tão bonito este seu texto. Adorei. Me fez lembrar o meu mestre de MT recomendando estar presente no presente. Ontem já foi, amanhã ainda não é. Viva hoje, sem pressa e sem angústia. De fato, "Esperar é simplesmente deixar que o momento presente seja.” Vou guardar suas palavras. Obrigada. Beijão

    Cris M. Zanferrari
    Reply 28 de October de 2015

    Obrigada, querida Ana!!
    É muito gratificante quando aquilo que escrevemos encontra "eco" em quem lê!
    Obrigada mesmo!!
    Bjo grande

ana deiro
Reply 27 de October de 2015

Mas houve, sim, um tempo em que a necessidade ou o desejo das coisas precedia a sua aquisição. Tempo houve em que cada fruta tinha sua estação, e elas amadureciam no pé. Tempo houve em que tudo tinha seu próprio tempo. E esperar era tão natural quanto haver sol e mar. Tempo houve em que se esperava.
É a pura verdade, e se esperava antecipando o prazer.
Tão bonito este seu texto. Adorei. Me fez lembrar o meu mestre de MT recomendando estar presente no presente. Ontem já foi, amanhã ainda não é. Viva hoje, sem pressa e sem angústia. De fato, "Esperar é simplesmente deixar que o momento presente seja.” Vou guardar suas palavras. Obrigada. Beijão

Ana Abate
Reply 28 de October de 2015

Oi Cris, haja paciência nessa vida né nāo? Confesso ser uma impaciente nata (ariana...) mas como o tempo passa e a gente tem que melhorar, meu ascendente em aquário tem me acalmado um pouco! Ao mesmo tempo que quero tudo para ontem, sei programar para alcançar! Obrigada pelo texto mais que pertinente nesses tempos.
... Calma, nós chegaremos lá!!! Bjs
AA

    Cris M. Zanferrari
    Reply 29 de October de 2015

    Isso mesmo, Ana, muita calma nessa hora...kkkkk... ou, como vi dia desses numa rede social: Muita Alma nessa hora!! Gostei do trocadilho!
    Bjs, querida!!

Heloisa B.
Reply 28 de October de 2015

Que delícia de texto. Tão simples e tão verdadeiro!
Obrigada!
Beijos

    Cris M. Zanferrari
    Reply 29 de October de 2015

    Que bom que gostou, Heloisa!
    Muito obrigada!!
    Bjo

Viviane Marques
Reply 28 de October de 2015

Cris, vc se superando em cada texto. Lindo e muito contemporâneo esse de hoje. Tenho uma impressão que se não aprendermos urgentemente a nos policiar, em um curto prazo, precisaremos de paciência até mesmo para sermos impacientes. Bjs!!!!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 29 de October de 2015

    Obrigada pelas queridas palavras, Viviane!!
    Vamos seguir nos policiando, sim! Cada vez mais!!
    Bjo afetuoso!!

Gloria Jane Melo
Reply 28 de October de 2015

Boa noite Cris, boa noite salloto!!!
Foi tão bom chegar em casa a noite após um dia intenso de trabalho e ler este texto tão "pacificador". O advento da internet literalmente em nossas maos 24 horas por dia tem modificado nosso padrao de pensamento. As leituras tornaram-se superficiais, pulam-se pagrafos inteiros, abrem-se novas páginas que levam a novos interesses. E agora?
É necessários que textos como o seu Cris, nos tragam de volta nao ao passado, mas ao presente, apreciando o aqui e agora sem querer dar "pulos" para o futuro.
Não hå dúvidas que os diversos comentários agregaram e enriqueceram o texto.
Bjos salloto,
💗💗💗
PS: Tive paciencia de ler, além do texto, todos os comentários!

    Marina Di Lullo
    Reply 29 de October de 2015

    Obrigada Gloria Jane, também gostei do seu comentário. Bjs

    Cris M. Zanferrari
    Reply 29 de October de 2015

    Que amor o seu "P.S.", Gloria!! Você é "artigo raro" mesmo!!
    Como professora, sempre me preocupei com a superficialidade das leituras, e a internet acentuou essa minha preocupação, pois os hipertextos e links nos dispersam do foco necessário para uma leitura mais aprofundada.
    Obrigada pelo carinho e pelo incentivo, querida!!
    Bjo com afeto!!

Ana Márcia
Reply 30 de October de 2015

Excelente,gostei muito.

consueloblog
Reply 2 de November de 2015

Obrigada a todos pelos lindos comentários!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *