Além do Bojador


Queridos, este texto da nossa querida amiga do Salotto, Cris M. Zanferrari  (seu blog Mania de Citação) acredito ser perfeito para terminar esta semana de introspecção que fizemos por aqui.  Lindo, tocante e tão verdadeiro, ele nos ajuda entender que a dor é um caminho.  

Também, coincidentemente, hoje é o aniversário de 5 anos do tsunami que desolou o Japão.  Dedico este post à memória de todas as tragédias daquele dia.  Obrigada Cris!

1453230180446 (1)

ALÉM DO BOJADOR*

Cris M. Zanferrari

A mulher vai à minha frente pela calçada quando encontra um conhecido. Cumprimentam-se como se há muito não se vissem e param para conversar. Da cena urbana, rápida, comum e alheia, fica-me uma frase saída da boca feminina: “pois é… acordei pra vida!” Súbita vontade de parar também e ouvir o restante da história. Sigo pelo passeio a imaginar qual a doença, a pessoa, a tragédia ou o dissabor capaz de ter tirado essa senhora que não conheço do automatismo de seu cotidiano.

Acordar para a vida. Eis que navegamos no embalo dos dias, tantas vezes a remar contra a maré, outras tantas a deixar-nos levar pela correnteza, mas quase sempre num estado mareado, entontecido pelos afazeres diários, até o dia em que um tsunami varre nossa praia. Estremece nossos corações, abala nossos alicerces, faz naufragar nossos sonhos. E então, subitamente, acordamos. Porque só um pesadelo carrega consigo o desejo de despertar.

Cheguei a essa dura compreensão depois de ler “Caçadores de bons exemplos.”** O título do livro nos antecipa a história de um casal brasileiro, a Iara e o Eduardo, que decidiu abandonar uma vida convencional para pegar a estrada e, literalmente, caçar bons exemplos. Eles percorreram o Brasil de norte a sul, conhecendo gente e registrando as boas ações e projetos que testemunharam pelo país afora. Impressionam os números da solidariedade, do voluntariado, de gente semeando o bem. Mas impressiona também saber que muitos e muitos dos projetos que hoje amparam crianças e jovens, que protegem a natureza e os animais, ou que promovem a inclusão social de deficientes, são frutos colhidos a partir de uma história de dor. A perda trágica de um familiar ou uma doença grave, por exemplo, encontram-se enraizados em grande parte das iniciativas de ajuda ao próximo. A dor, mais do que o amor, é o que move as pessoas em direção umas das outras. A dor nos humaniza. Acorda-nos. Desperta-nos. E redireciona o nosso olhar.

E que não se subestimem as dores da vida. Não apenas catástrofes e tragédias promovem mudanças, ainda que estas as promovam em mais larga escala. Na verdade, toda e qualquer dor nos desacomoda, nos desorienta. Uma dor de cabeça pode irritar e sabotar o dia. A dor de se separar do filho pequeno à porta da escola pode fazer chorar. A dor de não passar no sonhado concurso pode levar à depressão. Não, não há vida sem dor. A dor de ter de fazer escolhas. A dor da solidão. A dor de não ser compreendido, de ser diferente. A dor de ver sofrer quem se ama. Há dor, há dores. A dor existencial. As dores da alma, as do corpo, as da psique, as do amor. Há dores de todos os tipos. E que fique bem claro: toda dor é legítima. E quando dói, dói sem tamanho.

Fosse a dor uma pessoa, seria uma matrona, agigantada pelos anos, confortavelmente sentada em uma cadeira de balanço na varanda da casa a esperar unicamente: que o tempo passe. Sim, porque cada dor tem seu tempo. Há que suportá-la, vivenciá-la, no período que lhe cabe. Há que reverenciá-la, porque sabemos: a dor remove o véu que nos encobre os olhos. Sem o véu, passamos a enxergar. Enxergamos tudo aquilo que _sem a dor_ continuaríamos ignorando. Desconhecendo. Despercebendo.

Quanto à mulher na calçada, pode até ser que tenha acordado pra vida sem um pingo de dor. Mas tenho lá minhas dúvidas. Aprendi, com a vida e a literatura, que “Quem quer passar além do Bojador, tem de passar além da dor”. De preferência, com os olhos bem abertos.

———————————————————————————————————-

*O Cabo Bojador [mencionado nos versos de Fernando Pessoa] foi um dos marcos mais importantes da navegação portuguesa, porque abriu caminhos para novos descobrimentos. Ao passar o Cabo Bojador, os navegadores portugueses entraram em mares até então desconhecidos.

**Para conhecer mais sobre o projeto dos Caçadores de Bons Exemplos, visite o site: www.cacadoresdebonsexemplos.com.br .

E para mais bálsamo de palavras, vejam o blog de Cris: Mania de Citação e seu Instagram, ProsaPoesia.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Sobre Dor…
November 10, 2017
Falar de Amor… por Cris M. Zanferrari
June 16, 2017
Pra não dizer que não falei de moda… por Cris M. Zanferrari
May 26, 2017
Por mais lua, conhaque (ou música)
April 12, 2017
presente
Que presente dar?…
March 06, 2017
Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016

60 Comments

Andrea - Curitiba
Reply 11 de March de 2016

Viva nossa querida Cris e seus maravilhosos textos!!!!!!!! bjs...........

    consueloblog
    Reply 11 de March de 2016

    Viva! bjs c

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Brigaduuuuuu, minha querida Andrea!!
    Beijão pra você!!

fatima celentano
Reply 11 de March de 2016

a minha dor é tão grande que mesmo que o motivo da dor passasse ela so aumentaria. não é uma matrona. é uma maratona sem fim e vai ser até o fim. bonito texto, bj.

    consueloblog
    Reply 11 de March de 2016

    Oh querida! O Salotto é um pequeno alento... espero te encontrar mais vezes! bjs c

      fatima celentano
      Reply 11 de March de 2016

      è mesmo consuelo, obrigada

    Denise Luna
    Reply 11 de March de 2016

    Eu não posso sentir a sua dor nem você a minha, pois dor não se mede, nem se compara, porque cada um tem uma estrutura psíquica diferente, mas podemos estender a mão e aperta-la num gesto de solidariedade, viu?
    Deus lhe fortaleça, Fatima!

      fatima celentano
      Reply 11 de March de 2016

      obrigada denise

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Querida Fátima,

    Se eu pudesse, te abraçaria agora mesmo, num abraço sem palavras mas pleno de sentido.
    Sinta-se acolhida aqui no Salotto!
    Beijo carinhoso

      fatima celentano
      Reply 11 de March de 2016

      querida cris, muito obrigada. desculpa o meu comentario tao duro num texto tao lindo que voce escreveu.. minha filha mais velha, 27 anos, tem 4 doenças geneticas raras, ja vive ligada no oxigenio e durante o sono, no rspirador tambem., não tem cura, nao tem tratamento, nem transplante. pode morrer a qualquer hora, assim, sem aviso. me achei no dever de te explicar. bj.

        Denise Luna
        Reply 11 de March de 2016

        Fatima, tenho certeza de que você já entregou sua filha querida nas mãos de Deus. Vou orar bastante para que essas mesmas mãos cuidem de você e lhe fortaleçam para prosseguir apesar de...
        Estou estudando o livro de Jó (bíblia)esse mês e há situações onde o melhor que podemos fazer, perante a dor do outro, é nos calar e orar.
        Um abraço carinhoso

          Marina
          12 de March de 2016

          É mesmo isso Denise, que bonita reflexão, é o respeito pela dor dos outros e dar simplesmente a nossa força e solidariedade. Sentirmos que alguém nos ampara, já é nos sentirmos ajudados.
          beijinho

        Cris M. Zanferrari
        Reply 11 de March de 2016

        Fatima, querida!
        Precisei de um tempo para voltar aqui e te responder. Fiquei excessivamente comovida com a tua dor. De alguma forma, eu havia intuído que ela estava relacionada ao amor maternal. Queria agora, ainda mais, ter braços bem longos para poder te alcançar e te abraçar durante um longo tempo. Para que neste abraço tu pudesses deitar fora um pouquinho só que fosse da tua dor.
        Assim como a Denise, outra querida desse nosso querido Salotto, também eu diante dessa dor só posso calar e orar. E tentar te abraçar, ainda que só em pensamento! Um beijo carregado de afeto!

        luciene felix lamy
        Reply 11 de March de 2016

        Sua dor, querida Fatima Celentano, é a maior do mundo...
        Que sua Fé nos desígnios de Deus, seja ainda maior.
        Prostrados à soleira dessa porta metafísica é nos vetado espreitar.
        Confiemos. _/\_
        Sinta-se confortada por todo Salotto, amiga.

    Andreia Mota
    Reply 11 de March de 2016

    Força minha querida, estamos sempre aqui!
    Sinta-se abraçada pelo nosso carinho!!

      fatima celentano
      Reply 11 de March de 2016

      muito obrigada andreia.

    Adrianne
    Reply 11 de March de 2016

    Força e coragem, Fátima!

      fatima celentano
      Reply 11 de March de 2016

      muita muita, toda hora. obrigada adrianne

    consueloblog
    Reply 12 de March de 2016

    Fatima querida, nada pode tirar a tua dor, mas nós estaremos sempre aqui. Um forte abraço.
    bjs
    c

      Maria Vilma
      Reply 14 de March de 2016

      Fátima, sinta-se abraçada e querida. Conte sempre com a gente!
      Um forte abraço!
      MaVi

Frederica
Reply 11 de March de 2016

Maravilhoso!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Que bom que gostou, Frederica!
    Obrigada!!
    Bjs

      Frederica
      Reply 11 de March de 2016

      Gostei mesmo, Cris! A dor como um trampolim, bonita reflexão.
      Cheguei há pouco tempo aqui no Salotto, mas estou a adorar e vou ler com carinho os seus outros textos.
      Beijo

        consueloblog
        Reply 12 de March de 2016

        Frederica, acho q vc vai adorar! bj sc

Luzinete Melo
Reply 11 de March de 2016

Um texto gostoso de ler e refletir. Me senti tão curiosa quanto você ao ouvir fala da mulher; eu queria terminar de ler, e ler novamente, refletindo sobre alguns pontos da dor.
Bjs
Bom final de semana!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Querida Luzinete!

    Eu adoro ouvir histórias, e se não ouço o final, dou asas à minha imaginação...kkkkk...
    Obrigada pelo seu carinho!
    Beijo e bom final de semana pra vc também!!

Denise Luna
Reply 11 de March de 2016

Lindo texto, Cris, aliás, como sempre.
Valorizemos a vida porque ela é um dom precioso de Deus!
Vamos tentar chorar menos pelo leite derramado e sorrir mais apesar de....
Bjs

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Delinda querida!!

    Muito obrigada pelo carinho!
    É exatamente como você disse: temos que valorizar o dom da vida, sempre ! "Apesar de."
    Beijo grande!!

Sara
Reply 11 de March de 2016

Texto lindo, bom de ler... que nos nivela e aproxima! Beijos!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Obrigada, Sara!! Fico feliz de saber que gostou!
    Beijinhos

patricia
Reply 11 de March de 2016

consu, este escrito é uma preciosidade, algo para ser guardado, reflexionado, chorado.
muitíssimo obrigada, este seu meu salotto esta vivo, aconchega abraça forte, protege, da colo. SMACK minha querida

patricia
Reply 11 de March de 2016

consu, este escrito é uma preciosidade, algo para ser guardado, reflexionado, chorado.
muitíssimo obrigada, este seu meu salotto esta vivo, aconchega abraça forte, protege, da colo. SMACK minha querida

Andreia Mota
Reply 11 de March de 2016

Cris que saudade de você!!!
Texto maravilhoso hein!!! Ai ai ai quase chorei, mas já estou refeita pode ficar tranquila, risos.
Eu choro com comercial de sorvete no natal, risos.
Estava sentindo falta dos seus textos sacudidores de alma e coração.
Um abraço carinhoso minha querida.
Beijos Salotto.

    Denise Luna
    Reply 11 de March de 2016

    Andreia, chorar com comercial de sorvete no Natal mostra como sua alma é pura e bonita.
    Sou sua fã, você sabe disso.
    Bjs

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Andreia querida!!

    Obrigada pela acolhida!! Também estava com saudade de estar aqui (na verdade eu sempre estou, nunca perco um único post...hehehe...mas nem sempre consigo ler os comentários, essa é que é a verdade! ). E, olha, eu também sou uma manteiga derretida, viu? Ainda mais no Natal...hehehe...
    Beijo grande e carinhoso!

Adrianne
Reply 11 de March de 2016

Preciosa Cris, mais um texto que nos toca e encanta. Obrigada!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 11 de March de 2016

    Adrianne querida,

    Preciosa é a energia desse Salotto e esse carinho que vem de todas vocês!
    Muito obrigada!!
    Beijão

Fatima Sanches
Reply 11 de March de 2016

Que texto magnífico! Certamente Cris tem a sensibilidade à flor da pele e tem o dom de expô-la com tamanha sabedoria.
Parabéns, Cris! Continue dividindo conosco a poesia incrustrada em sua alma.
Bjs.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 12 de March de 2016

    Fátima!!
    Quanta generosidade em suas palavras!
    Muito obrigada pelo carinho, querida!!
    Bjo afetuoso

Elisangela Sanabria
Reply 11 de March de 2016

Texto lindo, tenho pensado muito sobre o sofrimento, ainda não consegui internalizar aonde o meu vai me levar.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 12 de March de 2016

    Obrigada, querida Elisângela!
    Nem sempre compreenderemos os desígnios da vida...tudo são mistérios!
    Bjo grande

luciene felix lamy
Reply 11 de March de 2016

O sofrimento nos leva para perto do "theós" (divino).
Também é graças a dor que evoluímos. Desde os tempos primevos, é o que há de mais poderoso (eficaz) para imprimir memória (mnemotécnica). É graças à dor que sobrevivemos, que não esquecemos o que realmente importa. Parabéns e obrigada pelo texto, Cris. Uma dádiva revelares esse outro ângulo.
Zilhões!!!
lu.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 12 de March de 2016

    Luciene querida,

    Também creio que o sofrimento deva levar à evolução! Se não for assim, não há sentido em sofrer, nem há sentido na própria vida...
    Obrigada pelo carinho, amada!
    Beijos mil

Marina
Reply 12 de March de 2016

Olá Salotto,
A dor é parte da vida, mas temos que olhar para ela, com a esperança de melhores dias .
A citação completa dessa quadra de Fernando Pessoa é ainda mais linda. Fernando Pessoa foi um único, um génio e temos muitos orgulho dele, aqui em Portugal.
»Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas foi nele que espelhou o céu«.

Beijinho e bom sábado para todas

    Cris M. Zanferrari
    Reply 12 de March de 2016

    Marina!!
    Eu simplesmente amo esse poema do Pessoa! Obrigada por tê-lo transcrito para o amado Salotto!!
    Bjo carinhoso

dora
Reply 12 de March de 2016

Consuelo tem algum tempo q acompanho seu blog . Tem 2 anos q deus levou meu filho, foram 29 anos bem vividos foi embora sem doença sem sofrimento , apenas nos despedimos de maos dadas oramos e pertiu para outra cidade para pegar o seu vôo no dia seguinte para continuar sua bela caminhada profissional . Mas na estrada desviou caiu num barrnco....... assim começou a minha nova vida ....... terrível sem graça sem motivacao apenas dia a cada dia . Mas apesar da minha inexperiencia descobri o tablet e VC surgiu uma luz . VC com suas notícias as coisas belas da vida mostrada com comentários risos alegrias q so p oderia vir de alguem espcecial iluminada VC .Asim estou acordando vejo suas reportagens , sua vida com seus filhos eles tem q ter muito ougulho de tela como mae eles devem cobrar de VC esta sempre conosco diga q e por uma causa q eles nem imaginam o bem q VC faz a milhares depessoas. Nos seus texto do salottoTenho ate boas lembranças pois VC esta com seu pai no texa e foi la q meu filho estudou e sonhava levar eu e o pai para morar fui varias vezes na pequena cidade fomos a uma vinícola .... enfim VC só me da o prazer de ter boas recordações. Bom falei desculpe se incomodei mas voltando o texto de hoje ,realmente um belo texto mas só poderia ser colocado escolhido por uma pessoa com uma sensibilidade como a sua alguem q faz da rasteria nha nos PES um sapato de cristal . Enfim obrigada por VC ter me devolvido um pouco de luz no meu caminho.

    consueloblog
    Reply 14 de March de 2016

    Dora querida, uma dor sem fim, tenho medo até de imaginar! Fico honrada se de qualquer forma esses espaços digitais te dão conforto! E espero, que de alguma forma, vc encontre algo a fazer em homenagem ao teu filho e a si mesma para dar um sentido ao tempo que tens por aqui. Nem que seja ajudar outras pessoas que passam esta dor como vc... q tal? Ou ajudar crianças nos hospitais... Esse texto ensina tanto... e ensina essa coisa estranha do ser humano, que é na dor que encontramos a força de ajudar os outros... do altruismo.
    Obrigada por escrever Dora, e volte sempre, ok?
    bjs
    c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 12 de March de 2016

Fernando Pessoa, meu poeta preferido!
Parabéns pelo texto, Cris!

bjs,

Ana Laura

    Cris M. Zanferrari
    Reply 12 de March de 2016

    Obrigada, Ana!!
    Bjo, querida !

Mia Athayde
Reply 13 de March de 2016

Cris, como é bom te ler ...
Como faz bem ouvir com os olhos os teus contares ...
A tua mente é tão rica e a tua competência em escrever é imensa!
Faz bem prá gente, sabe?
Quanto aos pesares, à dor e ao sofrimento, sempre peço Luz para quem padece delas ... muita Luz !!!!
beijos e muito obrigada !!!!!

Cris M. Zanferrari
Reply 13 de March de 2016

Mia querida!!!

Fiquei muito feliz com as tuas palavras!! Saber que o que escrevo pode fazer algum bem para quem lê é a maior gratificação que posso ter!!! Que as palavras possam sempre ser lenitivo e alento, mesmo quando falem de dor!
Muito, muito obrigada pelo carinho, amada!!
Beijão

LÚCIA BRASIL
Reply 13 de March de 2016

A DOR EMBRUTECE OFÍSICO, MAS, ENGRANDECE A ALMA. lINDÍSSIMO TEXTO. MUITO LEGAL A OPORTUNIDADE QUE CONSUELO NOS APRESENTA COM SUAS APRESENTAÇÕES DE AMIGOS QUE SÓ ACRESCENTAM EM NOSSAS VIDAS. MUITA LUZ PARA TODOS(AS)

Maria Vilma
Reply 14 de March de 2016

PS: Dores e sofrimentos... Não há como escapar... É inevitável, porque faz parte do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido. Quando dou de cara com o imponderável, procuro identificar/encontrar qualquer brechinha que me ponha em contato com a alegria, com o encantamento pela vida - "Que é bonita"! E como disse a Denise: "é um dom precioso de Deus!".
Um Imenso abraço, Cris!
MaVi

    Cris M. Zanferrari
    Reply 14 de March de 2016

    MaVi querida!!
    Sim, as dores são inevitáveis, mas podemos sempre seguir o conselho do mestre Rosa: "sofre, sofre depressa que é para as novas alegrias poderem vir" (estou citando de cabeça, mas o teor é esse mesmo)!!
    Um bjo saudoso pra vc!!!

consueloblog
Reply 14 de March de 2016

Obrigada a todos e à Cris, pelos comentários tão sentidos! bjs c

    Cris M. Zanferrari
    Reply 14 de March de 2016

    Consu amada!!
    Eu é que agradeço! Sempre!!
    Beijão

Cassiano Soares Lopes
Reply 14 de March de 2016

Ah, a dor... Como dói sentir dor... Seja ela qual for... Mas ela é um mal necessário. Texto lindo Cris e saudades de te ler... Bjocas!

Cris M. Zanferrari
Reply 14 de March de 2016

Obrigada, Cassi querido!!
Vamos nos acompanhando sempre por aqui! Também não perco seus posts por nada!!
Beijão

iara
Reply 15 de March de 2016

Sofri uma grande dor , durante tres anos com uma doença do meu filho, e como dói um filho doente!Tive que me virar para suportá-la, fiz e faço muita oração para poder acreditar na cura e graças a Deus fui atendida." A dor me humanizou, me acordou,despertou, redirecionou o meu olhar" e me tornou mais leve! Agora quando me aparece algum problema , que tempos atras me tiraria o chão, eu falo o que minha mãe me ensinou: Isso não é chuva para quem tem capote, vamos seguir! bjus

Barbara Benini
Reply 11 de November de 2017

Lindissimo !

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *