A Rainha, Gabriella Pascolato


No dia 22 de agosto morreu a minha Nonna, minha avó, Dona Gabriella Pallavicini Pascolato, aos 93 anos.  A matriarca da nossa família, ela também foi figura importantíssima na indústria da moda no Brasil.  A Santaconstancia foi seu terceiro filho, após minha mãe, Costanza e meu tio Alessandro.  Sua influência corria da FENIT à cada cliente, funcionário e pessoa que encontrava e a quem deixava um pedacinho dela, como tantos me contaram nas suas mensagens.  Sinto tantas saudades, e este post é uma pequena homenagem.

Quatro gerações: Dona Gabriella, Costanza, eu e minha filha, Allegra.

Foto de Fifi Tong para o livro Origem, Retratos de Família no Brasil (Editora Auana)

O texto que segue foi escrito por minha irmã, Alessandra Blocker. É honesto, íntimo, lindo e engraçado!

Um amigo me falou que quando alguém próximo morre, dá a sensação de que as peças de nosso tabuleiro foram mexidas. Fica tudo fora do lugar.

Um dia acordei, me dei conta de que nunca mais iria visitar o 10º andar da Rua Rio de Janeiro (para mim a Rio de Janeiro só tem um prédio) e percebi que no meu tabuleiro ficou faltando a Rainha. Aquela peça que é mais alta do que as outras, vê tudo em volta, sempre sabe o que está acontecendo, se move para todos os lados e te tira de uma enrascada. Rainha da moda, Rainha da Santa e, acima de tudo, Rainha da família.

Dona Gabriella não escolheu ser Rainha, a vida lhe impingiu esse papel e ela o assumiu sem titubear. Afinal sua família precisava dela. Como toda Rainha que se preze, ela foi bonita, inteligente, elegante, trabalhadora, incansável, atenta. E também foi durona, mal humorada, ranzinza, pois as Rainhas têm de ser fortes. Muitas vezes pessoas que não a conheciam direito me disseram, “sua avó é tão fofa!” Eu me calava e dava risada, pois fofa ela não era. Desde que me conheço por gente me lembro de ouvi-la dizer: “Sonsempre eu que tenho que fazer tudo nessa fábrica, família, casa…” ou simplesmente virar os olhos ,balançar a mão e dizer “Já te expliquei que…” E ela tinha razão. Era sempre ela que fazia as coisas, resolvia problemas cuidava, a sua maneira, da família. Mas o que podíamos fazer? As Rainhas são mais rápidas, mais ágeis, mais articuladas.

Agora ela está com o Miki e eu sigo sem minhaRainha. É preciso. A vida continua e a última coisa que ela gostaria é que eu me entregasse ao marasmo. E se não era bom aborrecer Dona Gabriella em vida, imagine contrariar seu fantasma! Então reorganizo minhas peças, monto estratégias, pois partidas são ganhas mesmo sem a Rainha. E, como toda boa Rainha,ela foi generosa e sempre guiou seus súditos e dividiu o que sabia para que nós pudéssemos continuar sem ela.

“The Queen is dead, long live the Queen!”

  • September 09, 2010
  • 1

22 Comments

Leandro Oliveira
Reply 10 de September de 2010

Consuelo
esta é uma das fotos mais nobres e belas que vi. E o post é extraordinário.

neiva otero
Reply 10 de September de 2010

belo texto!

marina sprogis
Reply 12 de September de 2010

Adorei a foto .A imagem nem precisa de legenda,de cara a gente sabe quem foi a rainha.....e o texto me fez rir, a rainha nao era uma princesinha e nunca foi.Ja entrou na vida com porte de rainha.
beijos
marina

marcia gimenez
Reply 13 de September de 2010

a foto diz tudo mesmo, sua avó era e vai continuar sendo muito especial p/ uma geração inteira, tenho muito carinho por ela, fui acolhida qdo comecei a fábrica, como uma filha e não como mais uma marca que aparece no mercado...lindo o texto da Alessandra. Meu carinho para vcs todas.

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2010

    Obrigada Marcinha!!! Você é de família mesmo! bjs enormes!

Adriana Pessoa
Reply 1 de December de 2010

Família linda.
Texto lindo também.
E não posso deixar de falar da sua filha Allegra: uma verdadeira princesa!
Bjs

    consueloblog
    Reply 2 de December de 2010

    Obrigada! Allegra sorriu quando mostrei a ela o teu comentário.

maria
Reply 1 de December de 2010

As Pascolato só encontram páreo no Principado.
bj
Maria

    consueloblog
    Reply 2 de December de 2010

    Nossa! Obrigada! bjssss

Carla Soar
Reply 23 de December de 2010

Estou emocionada com o belíssimo texto da rainha... tb adorei a foto, 4 mulheres totalmente presentes

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2010

    Realmente é um lindo texto da minha talentosa irmã, Alessandra e a foto de um livro estupendo da Fifi Tong. Vale a pena dar uma conferida no blog dela.
    www.fifitong.blogspot.com
    bj

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 20 de April de 2014

Que maravilhosa mensagem fiquei tocada e essa foto das 4 geraçoes da familia e lindissima poucas pessoas conseguem isso parabens bjssss

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 20 de April de 2014

Que maravilhosa mensagem fiquei tocada e essa foto das 4 geraçoes da familia e lindissima poucas pessoas conseguem isso parabens bjssss

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2014

    É realmente um texto incrível da minha irmã... Bjs c

Katia Holanda
Reply 12 de June de 2015

Foto Belíssima de quatro mulheres admiráveis é um texto sensível e sincero !
Só hoje cheguei neste texto !
O valor de uma Rainha também estar em como guiou seus súbditos .

Graciana
Reply 12 de June de 2015

Consuelo! Linda homenagem a sua Avó é lindo também o texto escrito por sua irmã Alexia!! Palavras verdadeiras sobre uma Avó verdadeira, corajosa e batalhadora! Gosto muito de seu site e acho que sua família é feita de pessoas muito fortes em todos os sentidos. Um Bj grande p vc é sua família! Graciana.

    consueloblog
    Reply 13 de June de 2015

    Oi Gracinha, muito obrigada!!! bj carinhoso! c

vgrego@tjsp.jus.br
Reply 2 de September de 2015

Dona Gabriela, era realmente uma rainha. Nos compartilhavamos a mesma costureira. Eu nos meus vinte e tantos anos sempre queria saber o que ela fez, para fazer igual. Queria ter a mesma elegância, porte e saber vestir. Como se isso bastasse para chegar aos pés dela. Mas eu tinha tanta admiração, pela personalidade, mesmo sem conhece-la, que iludia-me achando que me inspirando nela, chegaria perto. beijos Consuelo

    consueloblog
    Reply 2 de September de 2015

    Q amor!! Mas se inspirar em outros para chegar ao estilo próprio é super valido! bjs c

Silvia Bueno
Reply 20 de July de 2016

Dona Gabriella nossa gratidão eterna por tudo que fez a nossa família, crescemos aprendendo com meu pai "Julio de Souza Bueno"que trabalhou anos com esta guerreira exemplos de bondade e muito trabalho...obrigada por fazer parte da nossa vida...

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2016

    Que honra ter o teu comentário! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *