Ronaldo Fraga!!!!


Esta entrevista foi realizada em dezembro de 2010.  Mas com o post de ontém, achei bacana continuar o papo do brasileirismo na moda, além de querer deliciar vocês com este personagem incrível que é Ronaldo Fraga!  Espero que vocês gostem.

*************************************************

An informal profile of Ronaldo Fraga.  A wonderful brazilian designer and illustrator that lovingly creates fashion which reflects the culture of our country while using the best national craftsman.

———————————–

Estilista, poeta, ilustrador, criança, amigo, Ronaldo mora dentro do meu coração.  Desde a primeira vez que trocamos olhares o seu foi um sorriso.  É com o maior orgulho e carinho que inauguro esta nova sessão do blog desvelando o já transparente Ronaldo Fraga.   Ele respondeu com carinho a perguntas íntimas, que tem pouco (ou talvez tudo) o que haver com o seu trabalho, e sim mais com a sua índole.  Mas antes, um pouquinho sobre o personagem.

O personagem adorado!

Até a sombra de Ronaldo é reconhecível, pois o seu penteado e óculos são seu trademark.

Até sua sombra é reconhecível graças ao seu trademark, penteado e óculos.

Este mineiro entrou na moda sem querer e luta por ela até hoje. Família é must para ele, e acho que ele considera todos que o amam parte dela…êta prole!!!!

Com sua amada esposa Ivana Neves.

A última belíssima coleção, Turista Aprendiz, “é o resultado de um projeto desenvolvido junto a um grupo de bordadeiras da cidade de Passira no Agreste Pernambucano.” Como escreve no seu site deslumbrante: www.ronaldofraga.com.br. ” A cultura pernambucana vem costurada, estampada e bordada em linho, seda, bases de algodão e jacquards imitando renda.”

Os croquis da coleção Turista Aprendiz

Da última coleção: Turista Aprendiz-Verão 2010-2011

Seus desfiles conferem emoção, pois é mais do que a roupa, e sim a sua inserção no momento histórico e cultural.  O público sai chorando, rindo, inspirado.  A beleza é garantida e o Brasileirismo defendido.  Sempre digo que moda brasileira não é Tucano mas sim sensualidade, artesanato e cultura.  Ronaldo expressa isto perfeitamente mas não cegamente.  Como bem se vê na sua coleção Disneylandia de Ronaldo Fraga, onde insere os ícones universais dos personagens Disney nas suas criações tão nacionais.

Ronaldo "inserido" na sua Disneylandia.

Mas vamos lá, aqui as respostas de Ronaldo a algumas das suas coisas favoritas:

CB: Qual tua peça de roupa favorita?

RF: Tenho uma camisa da Comme des Garçons que é um patchwork de listras com uma estampa de margaridas que parece chita. Poderia ter sido inspirada no NE brasileiro!!

CB: Qual a hora do dia que voce mais gosta?

RF: Normalmente acordo as 5:30 hr, vou pro quarto dos meus filhos, deito com eles, e faço uma horinha até acordá-los as 6:00 para escola. Adoro esta hora do dia.

Escreve Ronaldo: aproveitando o cheiro de bebê que ainda resta no Graciliano..

CB: Qual a comida que mais gosta?

RF: No momento, comida peruana. Amo ceviches !!

CB: Se você tem uma tarde livre, o que mais gosta de fazer?

RF: Me perder em um sebo de livros.

CB: Qual a peça da tua coleção que voce mais gosta?

RF: Gosto muito das peças de tule bordado.

O tule bordado parece uma renda.

CB: O que te faz chorar de rir?

RF: Jornalistas analisando se o que eu faço é moda ou teatro.rssss… (CB: Essa é maravilhosa!)

CB: A tua cidade favorita?

RF: Bom, a melhor cidade é onde se tem amigos amados….mas gosto muito de BH, SP, Tokio, Londres…..mas no momento estou apaixonado pela regiao da Umbria na Italia. (CB: Eu também!! Como é Orvietto?!?!?!)

CB: O teu canto de São Paulo favorito?

RF: O meu apartamento na Paulista !

Que delícia de bate-papo.

Last but not least, Ronaldo está com um projeto itinerante.

Em suas palavras:

“A exposição do São Francisco aportará em SP no dia 27 de janeiro por três meses no pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera. Aqui em BH, no Palácio das Artes, já ultrapassou o número de 50.000 visitantes e em função disso a temporada foi extendida até o dia 19 de dezembro. Rio, Salvador, Brasília, Recife, Porto Alegre e cidades ribeirinhas estão no roteiro. Esta é uma grande ciranda amorosa em torno da cultura do rio que mais desperta afeto nos brasileiros.  Contamos com a participação especialíssima do ator Wagner Moura, com um vídeo lindo e Maria Bethania fazendo a vez da voz do rio.”

Ronaldo, por tudo, GRAZIE!!!!

YOU MIGHT ALSO LIKE

SPFW, day 2, Animale, Uma, Ronaldo Fraga e Lilly Sarti
October 20, 2015
Ronaldo Fraga lança seu livro, Caderno de Roupas, Memórias e Croquis
March 25, 2013
SPFW, segundo dia: Ronaldo Fraga, casa Glamurama e lançamento da Arezzo.
March 20, 2013
SPFW: Ronaldo Fraga Verão 2013
June 15, 2012
O Noel de Fraga-Último dia do SPFW
June 21, 2011

41 Comments

Theiza
Reply 2 de December de 2010

Adoro seus posts. Faça isso com mais frequência. Estou sempre checando para ver se tem novidades.
Abraço.

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Theiza, a experiência ajuda, espero algum dia ficar mais veloz na "postação"!!! ;-) Um Abraço e volte sempre!

Ana Laura Rabelo
Reply 2 de December de 2010

Olá Consuelo! Adorei a surpresa! Aqui na terra ele é um dos que agita o cenário e como! É muito criativo e uma pessoa bem acessível. Além de ser cruzeirense(rsrsrs)...

bj e parabéns mais uma vez pois esse post foi uma delícia! AL

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Ana Laura, foi uma super delícia fazer este post! Fiquei toda arrepiada enquanto estava montando...O Ronaldo tem tantos lados bacanas que são realmente inspiradores, especialmente pelo fervor com o qual ele defende os valores mais básicos de uma existência. Bjsss

Adriana Pessoa
Reply 2 de December de 2010

Consuelo,
a exposição sobre o Rio São Francisco, no Palácio das Artes, estava maravilhosa!
A loja Ronaldo Fraga, na Savassi, também é uma atração.
E ainda por cima é cruzeirense...fiquei ainda mais fã!
Bjs

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Também sou ainda mais fã...mesmo que ele seja cruzeirense...;-)...bjssssss

Estêvão toledo
Reply 2 de December de 2010

Olá Amica mia!!!!!
Come sta???
Eu adorei a entrevista, não conhecia nada sobre Ronaldo Fraga, e fiquei muito bem impressionado, achei que era uma bicha doida, continuo sendo o mesmo errante superficial preconceituoso de sempre....credo não aprendo nunca, de vez em quando penso que estou melhorando e tchuff, acredito demais nos meus olhos e dou com os burros n'água, e pior coisas extremamente interessantes passam desapercebidas. Mas pelo menos tento reconhecer minhas fraquesas o quanto antes.
O seu amigo Ronaldo Fraga é mesmo um cara interessantíssimo, adorei sua entrevista e a coragem como ele entra Brasil a dentro quase que nem um bandeirante, tipo ...tipo...tipo... Borba Gato, à procura das riquezas que estão escondidas atras do nosso artesanato muitas vezes desvalorizado.
Incrível, incrível, incrivel!!!!
Entrevista e entrevistado, meus muitos parabéns, vou ficar de olho nele, excelente referência.
Um beijo grande, muito obrigado!!!!
Estê.

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Estêvão fiquei muito feliz por ter podido revelar a vc quem é realmente o Ronaldo. Porém, vc vai ter q me perdoar, mas mesmo se ele tivesse cabido no seu rótulo depreciativo, cabe a nós, acredito, julgá-lo por o que ele nos oferece. É sempre bom aprender com os erros, mas melhor é ver a vida com olhos e coração aberto e procurar o que tem de belo ao redor, ao invés de limitar o julgamento com preconceitos mesquinhos, especialmente você que é um criativo de "cuca aberta". Espero que além de conhecer o Ronaldo, hoje você conheceu um novo jeito de encarar o desconhecido. E por favor, não me leve a mal...
    Um abraço amigo,
    Consuelo

      Estêvão toledo
      Reply 6 de December de 2010

      Jamais te levarei a mal!!!!!
      Infelizmente, conheço nada, ou muito pouco sobre moda e seus criadores,vc tem sido minha querida fonte de aprendizado, com seus post, fotos e comentários.
      Tenho chegado a muitas descobertas deste novo mundo com sua ajuda, isso tem me acrescentado consideravelmente, achava o que achava por pura ignorância na área da moda, "a ignorância é atrevida", e assim me senti quando entendi a proposta do seu amigo Ronaldo Fraga.
      Quero conhecer mais sobre o trabalho dele e com certeza visitar sua loja na vila madá, acho que tem muito a acrescentar ao meu, muito provavelmente até tenha um ponto de encontro entre a proposta dele e a minha. E por isso fiquei tão surpreso com minha cegueira, como pude deixar passar???
      Um beijo grande, jamais levarei a mal a minha consultora de estilo internacional, que "me abre os olhos"!!!
      Estê.

        consueloblog
        Reply 6 de December de 2010

        Então, vá ver também a coleção que ele fez para a Tok&Stok
        http://www.tokstok.com.br/app?page=VitrineBuscaSimplesParam&service=page&idDesigner=5665
        Abraço!!!
        c

maria
Reply 3 de December de 2010

Gosto muito da mistura arte&moda.Vejo muita arte na moda do Ronaldo.
O fundo de azulejos da 2a foto fez lembrar outra mineira Adriana Varejão.
Bj
Maria

    JU
    Reply 3 de December de 2010

    Olá! Legal ,mas a Adriana Varejão é carioca...abç, Ju

      maria
      Reply 5 de December de 2010

      Vero.Adriana tem galeria com trabalho dela em Minas.
      bj
      Maria

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Adoro a Varejão! Uma das poucas artistas com fama internacional. Não acredito que ser conhecido pelo mundo a fora seja aval de qualidade. Porém significa conseguir falar com várias culturas sobre a nossa. Na minha opinião, na moda também temos que traçar este caminho de forma mais sólida.
    bjs
    Consuelo

Jaqueline Müller
Reply 3 de December de 2010

A paixão pelo Brasil e suas riquezas é inerente a minha alma. Quando eu "perambulava" pelo brazilzão há anos atrás e olhava tanta coisa linda, tantos talentos me perguntava: Por quê estão tão escondidos? Por quê tudo isso fica tão velado? Porque como está nas escrituras sagradas, existe tempo pra tudo. E agora é o nosso tempo. Tamanho talento de um artesão se assim posso chamá-lo e gostaria pois, o fino trato que dá aos tesouros, consideramos mãos de artesão, deste ilustre estilista. Parabéns pela matéria amo o nosso Brasil e quem o valoriza. Arrivederci cara mia. Bacini.

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Temos tanta sorte de ter uma alma gentíl como o Ronaldo na moda. bjsssss

Marina Brum
Reply 3 de December de 2010

oi Consuelo!!
Adorei a entrevista e eu amo o Ronaldo Fraga de paixão tb!!!
Se eu pudesse, teria um guarda roupa só dele!!!
Parabéns!!
Bjs e sucesso!!

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Ma, sabe que pensei enquanto escrevia que vc e a Lili iriam adorar este post...dito e feito!!!! hahahaha! Ainda bem que conheço meus leitores!! hahah bjssss

ronaldo fraga
Reply 3 de December de 2010

....ei querida !!!!....nao tenho palavras diante de tanto carinho e atençao....nao me canso de dizer o quanto adoro o seu blog e o orgulho de agora fazer parte dele!!
Saia dai um pouquinho no proximo ano e venha me visitar em Minas e na sequencia a gente marca um encontro na Umbria!!
bjss.

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Ronaldo!!!!! Honra é nossa!!! Minha e de todos os leitores que ficaram absolutamente encantados em conhecer mais uma faceta tua!!!!
    Obrigada por ter passado por aqui!!!!!
    Venho ao Brasil no fim de março e vamos ver se consigo vir pros teus lados!... Adoro a Umbria e tenho um lugar onde fiquei perto de Orvieto, maravilhoso!...rssss e bjsssss

Luciene Felix Lamy
Reply 3 de December de 2010

Que alma!
E conheceu a Passira....
Para os antigos gregos, o que Ronaldo faz chama-se "techné" (arte), cuja patrona é a deusa da Sabedoria e Justiça, Palas Athena.
Sua pupila foi uma menina orfã chamada Aracne, que após ser acolhida e aprender a Arte, fugiu do Olimpo e a desafiou para um embate no tear.
Aracne teceu os homens desafiando os deuses;
Athena teceu os deuses sobrepujando a humanidade.
Apesar do excepcional virtuosismo de Aracne, a deusa venceu o concurso.
Como não desejava privar a menina da vida nem de seu talento, transformou-a numa aranha para que pudesse fazer o que mais gosta: tecer.

Parabéns pela entrevista Consu. Adorei tudo: a moda, os cachinhos do Graciliano...
Mil beijos e que os deuses os abençoem sempre; Na Passira do meu querido Pernambuco e demais lugares desse vasto e lindo mundo.
lu.

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    ...dá até pra sentir o cheirinho de bebê do Graciliano, não?...

seli
Reply 5 de December de 2010

A-D-O-R-O o Ronaldo Fraga. Tenho um problemão em adquirir suas peças.
Elas não chegam em Curitiba.
Mas nunca desisto!
Queria muito ver a exposição: aqui, os rios são canalizados, mas continuamos a ser uma população ribeirinha.
Grazie, Consuelo por essa magnífica e inspiradora entrevista.
Queremos muito mais !!!
Baci

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2010

    Querida Seli, será que não tem algum lugar na internet que vende a roupa do Ronaldo Fraga?...Bom, o meu objetivo é ter uma personalidade cada semana a 10 dias respondendo a estas perguntas. Vc tem alguma sugestão de outras perguntas?...
    Um abraço!

Françoise
Reply 21 de April de 2012

heço o trabalho do Ronaldo e acho que a moda, é apenas um gatilho que êle encontra para explodir toda a criatividade .Ler esta entrevista ,veio só confirmar a impressão de como êle seria(tenho esta mania, vejo as notícias sobre as pessoas na mídia e tento entrar fundo de como seria na verdade esta pessoa), sempre que olhava nas fotos ,o imaginava um grande brincalhão ,daqueles que contam estórias pros filhos ,com toque teatral! E não deu outra , ver a foto do filho ,já me faz imaginar o pai cheio de afeto ao lado dos filhos a vê-los sonhar.Torço prá mostra dêle chegar logo ao Rio, ficarei atenta prá não perder.Unindo moda , artesanato êle dá um toque de brasilidade e ainda valoriza a mão de pbra genuinamente brasileira .Já era fã, com seu post fiquei de carteirinha!Obrigada por nos fazer conhecer este artista brasileiro, ou a moda não é uma arte?bjs

    consueloblog
    Reply 22 de April de 2012

    A moda, especialmente no caso do Ronaldo, é arte sim!! Viva o nosso querido Ronaldo, ele merece!
    bjs

    c

Françoise
Reply 21 de April de 2012

Corrigindo : conheço o .... ooops :mão de obra.

Cláudia Prado Reis
Reply 21 de April de 2012

ADOREI!!!!! Não vi na época, que bom que vc "repostou".

PS.: Saiu uma foto da sua mãe c/ a sua irmã, hoje, no O Globo, Caderno Ela, falando da campanha p/ o Dia das Mães, no Shopping Leblon. Elas estão lindas!!! Estou anciosa pela campanha completa.

Parabéns!!!!

Bjs

    consueloblog
    Reply 22 de April de 2012

    Eu vi!!!!!!! Elas estão divinas!!! bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 21 de April de 2012

Saudades dos desfiles dele...gosto de pensar q ele estah envolvido em algo muito bom e q de repente nos surpreendera com algo novo e lindo. Bj,AL

Obs. Cadeh a Mia? Ela agora deu pra sumir...Snif

    consueloblog
    Reply 22 de April de 2012

    Também espero!! assim q souber aviso!
    bjs c
    PS Essa Mia, hein!!...

Françoise
Reply 22 de April de 2012

Também sinto falta da Mia.Acho que ela havia dito que estava com muito trabalho ,não ?

    consueloblog
    Reply 22 de April de 2012

    Disse sim q tinha trabalho...mas não tô gostando nada disso!!!
    bjs

    c

Luciene Felix Lamy
Reply 22 de April de 2012

Miaaaaaaaaa! Miaaaaaaaaa!
Indecorosa: deste para sumir?
Sorry AL, é que ficou engraçado, rs.
Beijos,
lu.

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2012

    rsssss

Maria Amália Guerra Barretto
Reply 26 de April de 2012

Ele é ilumindado! É pessoa rara de se ver, um artista bicho grilo, sem vaidades, apenas com BELEZA. Sua esposa é seu Anjo da Guarda, seus filhos uma graça!
Beijos!

    consueloblog
    Reply 26 de April de 2012

    É isso mesmo!! Uma pessoa linda...iluminada!
    bjs
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *