Por que votaram no Trump…


b32465f6-f102-40e1-a561-4a6f95746c20

Acordamos à notícia que nos chocou e desde então estamos tentando entender como aconteceu que a America votou no Trump.  Não sou expert em política, mas tentei me informar para esta eleição  e aqui vou colocar o que sei…

Estava no avião voltando do Brasil à Itália enquanto contavam os votos desta eleição para presidente dos EUA 2016.  Pedi ao capitão que me avisasse assim que tivesse alguma informação importante.  Lá pelas 7 da manhã de Paris ele mandou me dizer que Trump estava ganhando quando faltavam poucos estados.  Senti meu coração cair aos meus pés… e é assim que ainda me sinto.  Incrédula, uma frase não calava na minha cabeça “como não vêem o mal que essa pessoa oferece a civilização!”

Os meus maiores medos são:

  • Uma cadeira na corte suprema está vazia desde a morte de Scalia no início deste ano.  É o presidente que nomeia o juiz que por sua vez tem que ser aprovado pelo senado.  Em um ato inconstitucional, o senado (com maioria republicana) não quer aprovar ninguém que Obama indique preferindo esperar que fosse eleito um presidente republicano para nomear um juiz mais conservador.  No momento a corte suprema está equilibrada com 4 moderados e 4 conservadores.  Trump prometeu na campanha escolher alguém pró-vida.  Ninguém é pró aborto, mas sim pró escolha.  Um desequilíbrio destes coloca a posição da mulher àquela de 50 anos atras!  Ele também quer alguém que defenda o segundo amenamente dos EUA, o direito de ter armas.
  • As promessas de Trump são sem fundamento.  São ultra exageradas e demagogas!  Eu também gostaria de ser alta, rica, magra, jovem, sem problemas, amiga de todos, com pernas longas e um avião particular… Mas algumas coisas são impossíveis!  Hoje no discurso quando aceitou a presidência disse que vai ter escolas, estradas, assistência médica, estradas novas, pontes novas, indústria a mil e empregos gerados fazendo tudo isto… Dá onde vai sair o dinheiro para tudo isto se ele também quer abaixar os impostos?…
  • Ele prometeu que restituirá empregos aos americanos que hoje estão na mão de outros países ou de imigrantes.  Enquanto isto não é totalmente verdade, também tem dois perigos.  Primeiro que muitos dos empregos não podem ser devolvidos pois foram substituídos por robôs.  Manter toda a produção nos EUA aumentará o preço de tudo ao dano da classe média a quem essa inflação pesará mais.
  • Ele quer tirar o Obama Care que deu assistência médica acessível a tantos.  Um país é civilizado na medida que oferece sanidade e educação à sua população.  Com um mundo como o nosso de grandes mudanças rápidas, isso se torna ainda mais importante!
  • Quem é misógino como Trump não desrespeita só mulheres.
  • Ele é megalomaníaco (mente até a sua altura!) característica perigosíssima no poder executivo.
  • Ele tem o dedo na bomba atômica e é chefe das forças armadas.  Pelo menos sabemos que para entrar em guerra precisa da autorização do Congresso.
  • Mas… o congresso e o senado hoje são republicanos.
  • Ele quer fechar as fronteiras de forma radical
  • Não entende nada de política internacional

Com tudo isto, por que votaram no Trump?

  • Não se informaram dos dois lados para criarem uma opinião mas só escutaram o que o partido Republicano (hoje em dia bem radical) expôs.
  • Muitas pessoas do Rust Belt (centro oeste americano), onde estavam as indústrias de ferro, votaram por Trump pois ele prometeu empregos proibindo a importação de ferro (mesmo se nos anos ele usou muito ferro da China).  Mas como expliquei acima, isso criará um preço proibitivo e muitos empregos foram substituídos por robôs.
  • Acreditam que como ele é um businessman vai administrar o país como uma indústria
  • Porque é pró-vida ao invés de pró-escolha (eu dúvida que ele seja sincero)
  • Os americanos que votaram por Trump são pró-armas e não querem nenhum tipo de controle
  • Trump promete o “imprometível” e as pessoas acreditam!
  • Querem uma mudança do status quo político que Hillary representa

 

Mas o voto é a forma mais justa que o homem conseguiu inventar para eleger seus representantes.  Agora temos que respeitar o resultado mesmo  que o número de votos individuais foram maiores para Hillary.  Mais um país dividido pela metade, como há poucos meses vimos na Inglaterra com o Brexit.

O que mais me aflige é o que isso significa para a moralidade social do país.  Um desastre!  O “glass ceiling” não se rompeu, direitos civis e da mulher sofrerão enormemente!!  Com o congresso e o senado também republicanos, o próximo juiz da corte suprema provavelmente será conservador talvez revertendo os direitos de escolha da mulher. O perigo da venda de armas sem controle.  Fechar o Obama Care que trouxe sanidade acessível a tantas pessoas.  Me é muito difícil explicar a minha depressão ao escrever tudo isto!
O seriado Great Girls Revolt abriu meus olhos ao quanto os anos 70, revolucionários e rebeldes ao meu ver, ainda eram totalmente machistas e politicamente incorretos.  Porém era um um momento de possibilidade.  Era um momento onde as mulheres sentiam que se elas arriscassem quebravam paradigmas… Voltar para trás é assustador.

Faço parte da geração que assistiu nos anos 80 Melanie Griffith (pre-plástica) em Working Girl.  Usei ombreiras, um apetrecho fashion que simbolizava a ascensão da mulher no mundo até então dos homens!!  Então, pensávamos que estávamos próximas ao momento crucial da igualdade entre os sexos.  Ao invés isto ainda não existe e hoje foi a prova.  Com um misógino eleito pelo povo, que esperança temos?

Um dia muito triste, muito…
  • November 09, 2016
  • 22

69 Comments

cezar estorani
Reply 9 de November de 2016

"Alô, alô, marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down the high society"

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Linda essa canção! bjs c

Teresa
Reply 9 de November de 2016

Sim, hoje é um dia de reflexão.. sugiro uma leitura bem interessante de uma escritora a quem admiro:
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/07/opinion/1478525620_328691.html
beijocas!!!

    Renata
    Reply 10 de November de 2016

    que texto maravilhoso!! Obrigada pela dica!

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Teresa obrigada! bjs c

Mar
Reply 9 de November de 2016

Pq querem "Uma América grande de novo"... Ele é um nacionalista demagôgo é o pessoal do interior acredita nele. O mapa das eleições mostrou um país claramente dividido, nas 2 costas maioria Hillary, no interior Trump! Analistas veem 2 possibilidades, ou ele representou um personagem ( tipo O Aprendiz) ou ele é assim mesmo...
Tb existe a previsão de vitória para outros nacionalistas como na na França com a Marie L P. Já ouve o Brexit na GB ...o mundo está mudando! É meio assustador...no passado isso não deu certo.

Reply 9 de November de 2016

Desconfio que tem muito de personagem no Trump ... a realidade é que quem manda para valer é o dinheiro ( principalmente daqueles que aparecem muito pouco) . Elegeram um populista, falastrão. ( quem diria !) .Porém, basta o Presidente americano contrariar algum interesse ( destes que realmente mandam ) que nada acontece ( em geral esvaziam veladamente , tornam tudo impossível ...) . Quanto as armas ... sou contra a venda sem controle , mas também sou a favor de responsabilidade( sim dá trabalho). Arma , por arma ,as nossas mãos tb são uma ( por.exe. estrangulamento). Quanto aos direitos civis ...deve existir legalmente proibição ao retrocesso em relação ao já conquistado.
Agora de algo não resta dúvida ...a classe media, ou algo parecido (assim como no Brasil) descobriu que , se unida, pode muito .

Veremos...

cariños,

    Janete
    Reply 9 de November de 2016

    "deve existir legalmente proibição ao retrocesso" ? Como assim?

      Reply 9 de November de 2016

      Olá,

      Só para esclarecer ...com relação aos direitos civis já conquistados ( e a América do Norte é exemplo histórico - anos 60, conquistas dos negros por exemplo) não ser possível retirá-los. Este é um conceito que existe no Brasil ( como tese, mas na prática...) .

      Boa Noite!

Jovita Agra
Reply 9 de November de 2016

Também me sinto como você, Consuelo. Pior é que isto terá consequências para o mundo todo, a maior nação mundial estará sob comando de uma mente louca e retrógrada. So sad!

Katia Holanda
Reply 9 de November de 2016

Estou consternada com essa Eleição Consuelo, acredito que o Trump e o Americano ( não estou generalizando ) que não queremos ver : Precomceituoso , Sexista, Racista, Individualista e outras coisas mais ! Moro aqui a 14 anos, acredito que vamos ter tempos difíceis pela frente 🙏

Maira
Reply 9 de November de 2016

Compactuo dos mesmos sentimentos Consu, achei um retrocesso tremendo essa vitória do Trump, tenho parentes nos EUA, amigos e a maioria, digo, ilegais, mas ilegais honestos, trabalhadores, sobreviventes, que hoje se encontram no país ilegalmente não por escolha, mas sim por falta de oportunidade de legalização, quem já passou por isso, sabe como é difícil o processo, não vou entrar nessa questão, mas é preocupante um presidente dizer que vai banir muçulmanos e expulsar todos imigrantes ilegais, vale dizer que são cerca de 11 milhões. Impossível não se compadecer com as pessoas que precisam de estar alí para sobreviver e dar uma vida digna aos seus, cortar da população os direitos básicos, como saúde, trabalho, segurança, um lar, é acima de tudo covarde.
Triste um país de primeiro mundo onde a população não se faz presente nas urnas.

    Mônica
    Reply 12 de November de 2016

    Como é ser ilegal honesto?

Ana
Reply 9 de November de 2016

Semplicemente mi sembra ancora di essere irreale questo fatto della America.
Ma mi faccio una sola domanda, ma forse ci stiamo perdendo il senso della misura ? lèssere umano come tale, ha o meglio deve avere dei valori per cimentare la sua vita, le sue relazione, per raggiungere le sue mete , o no? Senza questo che ci resta? Perche veramente sembra che da un tempo lèssere umano va solo dopo I SOLDI. E cosí il mondo non va bene secondo la mia umille opinione. Un bacione cara amica in questa triste giornata.

Marli macedo
Reply 9 de November de 2016

Realmente a situação não é boa e irá ficar pior. Haja pensamento positivo para afastar a uruca. Um abraço.

DULCE MELLO
Reply 9 de November de 2016

Consuelo, o triste disto tudo q vc tão bem disertou, são os próprios Democratas; quando estevem e estão no poder há decadas não tiveram a competência de resolver sérios que afligem tantas pessoas q não tem voz! Os politicos assumem cargos para passar a chuva e alimentar seus egos! Eles correm longe dos verdadeiros problemas! Estão sempre deixando a resolução o o próximo! Enquanto isto milhares de pessoas sofrem! O mundo caminha p um retrocesso, por não ter e não v mais nenhuma tábua de salvação! E é aí q os demagogos e populistas se tornam os Salvadores da Pátria! É triste mais é real! Breve será a França a fazer este mesmo caminho! O q de fato precisamos é termos a consciência q a solução dos nossos problemas dependem da nossa pressão, não importando a qual governo! Só assim nos libertaremos dos super heróis e seremos nós quem quiaremos nossos governantes. Enquanto a maturidade e responsabilidade não vem, é o q temos: Lobos em pele de Cordeiroa! Ufa! E saber aonde isto vai dar e não poder fazer nada, é muito cruel!!!! Axé!

DULCE MELLO
Reply 9 de November de 2016

Eu também concordo c a Fé. O próprio sistema político americano irá barrar muita coisa mesmo q ele tenha a maioria na câmara. Trump embarcou nestá nesta p fazer caixa. Ele nada tem de idealista! E o Money falará mais alto! Já tem coleguinha dele dizendo q não o apoiará. Lembremos q Hilary ganhou em votos absolutos. Este dado terá peso na câmara. Nenhum presidente faz o q bem entende! Está é nossa esperança! Está é nossa salvação! Rezamos! Oremos!

Crisca
Reply 9 de November de 2016

Acredito que só o tempo poderá dirimir todas as expectativas, otimistas ou pessimistas.
Há pouquíssimo tempo , algo semelhante se passou aqui no Brasil, e metade do país ficou perplexa com a eleicão da agora, ex-presidente Dilma ( agora podemos escrever o substantivo corretamente: presidente) . Um país dividido, e acabamos num polêmico impeachment, sempre tão degradante para o cenário social, político e econômico, mas nesse processo todo, se encerravam muitos anseios incompreendidos da maioria da populacão. Falou-se em golpe....ora francamente..quem insiste nessa estapafúrdia desculpa de golpe, continua não entendendo mesmo nada.
Ainda há menos tempo, como você mesma lembrou, assistimos ao Brexit, ainda polêmico dentro da própria Inglaterra, mas o que os levaram a chegar nessa saída??
Agora o mundo chacoalhou nessa madrugada, mais que a Umbria nesses últimos dias.., mas pergunto: quais os anseios de toda essa parcela americana, que os levaram a eleger este homem tão instável, inconstante, imprevisível? A idéia do American dream que ele carrega no seu DNA? O medo dos ataques sempre à espreita, a estagnacão, a perda do orgulho, xenofobia, misoginia, racismo?? Nunca é um único fator. Sempre se trata de um conjunto de expectativas, e claramente, nos EUA estas foram "misinterpreted".
Não se pode ignorar a surpreendente mensagem deste pleito: os americanos estão insatisfeitos, e pelo jeito, com mais de uma coisa.. só nos resta respeitar and root for the best.
bjs

Luciana Oliveira
Reply 9 de November de 2016

Querida Consuelo, realmente é apavorante um homem como esse ter vencido as eleições, em um dos países poderosos do mundo! Um país que adora exaltar sua soberania, mas que falta uma boa educação, haja visto o perfil das pessoas que votaram nele. São em sua maioria da classe média, que não tem o mínimo de crítica, pois escutaram apenas o que queriam ouvir, sem crítica, sem visão, inclusive pra saber a diferença entre promessas vazias pré eleição e as que realmente poderiam ser efetivadas. É o que temo aqui no Brasil, de um Bolsonaro se eleger, o perfil dele é bem parecido com o do Trump(não sei qual é pior, acho que Trump pelo poder dos USA) e o povo, ainda está longe de poder ter conhecimento pra criticar e ponderar. Temo pela liberdade de expressão, liberdade de escolha, igualdade de direito entre os sexos e entre as raças, educação, saúde, etc, etc... Depois todos temem o Estado Islâmico! O que eles pregam é exatamente o que Trump, e os ultra conservadores de todo o mundo querem, expulsar ou matar todos que sejam contra o que eles acreditam...

Rosane
Reply 9 de November de 2016

Acredito que ele jogou para torcida.
Vamos aguardar para ver se realmente ele vai ter coragem de fazer tudo o que disse.

Barbara Martins
Reply 9 de November de 2016

Como você mesma disse, há que se respeitar o voto da maioria, portanto a maioria não devia estar "tão satisfeita" com os oito anos de governo Obama, lembrando também que Hillary não é um exemplo de idoneidade. A América quer mudanças, e mudanças são sempre dolorosas, talvez não seja bom para o resto do mundo, mas cada um com seus problemas, certo!!

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Certo! Porém errei, pois a maioria votou pela Clinton, com 200,000 votos a mais.
    Aceito mudanças que melhorem um povo com respeito e responsabilidade. Não q o traga para trás...
    obrigada!
    c

Gloria Jane Melo
Reply 9 de November de 2016

O mundo está carente de verdadeiros líderes. Carente de políticos idealistas. E o povo corre de um lado para outro, sem rumo. E este é o perigo, não ter um farol, uma bússula. Vale mais quem grita em detrimento de quem argumenta. Todos nós, independente de não termos podido escolher (óbvio) vamos de alguma forma sentir as consequências. Tenho esperanças sinceras que o governante seja diferente do candidato.

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Gloria tocou num ponto importante, a liderança!!É sim, falta! Para mim hoje só o Papa e o Obama.
    bjs c

Isabele Carestiato
Reply 9 de November de 2016

Desculpe discordar, Consuelo...

Sinceramente não acho que o milhares de eleitores do Trump sejam todos loucos, ignorantes, racistas, homofóbicos, belicistas. São pessoas que se permitiram discordar do únissono discurso da mídia pró-Clinton, dos artistas, dos digital influencers, dos intelectuais.

Acho que a principal razão é a própria Hillary, com escânda-los em profusão (mesmo que apenas sussurrados pela mídia)- de corrupção, relações mal explicadas com países árabes, acobertar rede de pedofilia, etc.

O Trump, apesar do massacre midíatico, não é um político profissional, foi visto com algo diferente num mundo de discursos vazios e demagógicos. Sua falta de "tato" em certas questões, foi encarada como franqueza e sua história como empreendedor, despertou esperanças num momento de dificuldade econômica.

O que virá disso, não sabemos, mas acho que é preciso um pouco de fé e empatia para analisar o outro lado da questão.

Ps: Gostei muito do posicionamento da decoradora Emily Henderson: https://stylebyemilyhenderson.com/blog/why-did-you-vote-for-trump

Abraços!

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Mas os EUA é um dos únicos países no mundo a estar bem economicamente!! E não acho q foi falta de tato, ele acredita nas coisas que diz, ou está mentindo? Franqueza em ser misógino eu nunca vou conseguir aceitar!
    obrigada! c

Giselda
Reply 9 de November de 2016

Análise perfeita da triste realidade :vitória do Trump. Lamentável !!! Esperemos que as bravatas de campanha sejam só ...bravatas de campanha .

Francisca Takabatake
Reply 9 de November de 2016

Consuelo,
Concordo com tudo que você escreveu. Hoje é um dia muito triste! Estou com o coração apertado com o conservadorismo que está tomando conta do mundo, pricipalmente no Brasil.
Não consigo entender o que está acontecendo.
Rezo por dias melhores.
Bjs.

Frederica
Reply 9 de November de 2016

Consuelo, um dia triste, muito triste. De manhã, fiquei incrédula! Se não fosse naturalmente optimista, diria que o mundo estava perdido. Como é possível passar de um Obama para um Trump?! O que se passou este ano na política a nível global? O Brexit parece loucura, mas esta eleição bateu tudo!...

Maria
Reply 9 de November de 2016

Querida Consuelo, só para esclarecer, o Obamacare (affordable care act) não é assistência médica gratuita. É a possibilidade de as pessoas terem um "plano de saúde" pagando um preço "acessível". Esse "acessível" pode variar de 70 a 1.500 dólares por pessoa. Trabalho aqui nos EUA e optei pelo Obamacare durante uma transição entre empresas e hoje pago pelo meu plano um pouco mais de 500 dólares por mês. Ninguém tem cobertura gratuita pelo Obamacare, portanto o estado não "financia" a saúde de ninguém - pouco ou muito, todos pagam pelos serviços. O problema do presidente eleito com o Obamacare é uma birra injustificada que os republicanos têm com o presidente Obama - não consigo encontrar outra explicação. Nunca ouvi um republicano elencar pelo menos 3 boas razões pelas quais o Obamacare é uma proposta ruim. Eles apenas descartam e pronto. Querem desfazer o que o Obama fez por pura birra. Meus dois centavos :) um beijo

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Maria, SUPER OBRIGADA por esclarecer isto!!! Ainda melhor do que eu pensava!!! Prefiro pagar uma quantidade razoável para ter um bom sistema sanitário. É mais eficiente!
    O problema que eu vejo para os Republicanos (q não querem falar) é que é caro para o estado. O ódio por um sistema social existe nos estados unidos que não sente a necessidade ou responsabilidade civil da parte do governo e da população! Vai ser horrível quando ele tirar o Obamacare!! Daí o cartel (e lobby) das companhias de seguro voltarão!
    estou tão triste!
    bjs
    c

Meg reichardt
Reply 9 de November de 2016

Infelizmente ele ganhou. Um retrocesso global. Triste.

Simone Ulian
Reply 9 de November de 2016

Realmente, serão dias para reflexões .... e aguardar! 🙏

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 9 de November de 2016

No comment!!! Você foi incrível... É isso.

FLAVIA ROVER LEAO
Reply 9 de November de 2016

Linda Consuelo penso que nada acontece por acaso. Assim como aconteceu no Brasil que precisou a Dilma ganhar para desvendar tantas falcatruas, será nos EUA, precisarão ver com os proprpróprios olhos onde estão errando, e que a ignorância, A desigualdad, a não comunhão e não fraternidade nao trará bons resultados. É possível que pereçam por alguns anos, assim como nós Brasileiros. Espero tb um mundo de paz e União, mas estamos longe disso, infelizmente.

Fer
Reply 9 de November de 2016

Cons tbem tem o outro lado da moeda:eu realmente nao sou nada ‘fa’ do Trump (mas sempre tive muitas “preocupacoes” com mais um governo Clinton). Entretando, a vitoria dos Republicanos foi esmagadora (Senado e Congresso); e isso significa a volta de um governo com principio judaico-cristao, e isso me deixa MUITO feliz (contra aborto; etc). E muito triste dizer, mas os Democratas tornarm os uteros maternos o lugar mais perigoso para uma crianca…Outro aspecto: Fundação da Sociedade. Republicano = A família - cada criança merece uma mãe e um pai CASADOS… Democratas = “Serviços Sociais" (não o casamento/família) – as estruturas civis e que são essenciais para criar uma criança. Estamos vivendo tempos bastante difíceis, de inversão de valores, enfraquecimento da família, emburrecimento da população, imprensa manipuladora, assistencialismo exacerbado. Torço para que a vitoria de Trump desperte o povo para a realidade. O Democrata diz - deixe tudo por conta do Governo, nos tomamos conta de tudo. O governo sabe melhor. Qto + controle pelo governo, melhor sera sua vida! Qto + dinheiro vc nos da, + coisas o governo dar-lhe-a em retorno…. Porem, o Republicano diz: Vc eh responsavel pela sua propria vida (+ do q o governo). O governo deve ser limitado a fazer coisas essenciais, como seguranca do pais, proteger-nos contra crimes e etc. Cada um sabe como levar a sua vida (melhor q o governo).O seu extremismo é o que realmente pode preocupar num primeiro momento, principalmente em relação aos direitos sociais de minorias que foram conquistados nos últimos anos (gostando nós ou não), no entanto, o discurso dele hoje eleito, foi ponderado, tanto que, o mercado começou nervoso mas estabilizou com seu pronunciamento. Agora, é esperar, mas que eu acho ele bem exagerado, eu acho.Os EUA se livraram de ter uma replica da Dilma na presidência, guardadas as devidas proporções. Penso que a agressividade do Trump era mais marketing para eleição. Agora que ele governará para todos, o tom do discurso mudou.
Mas o que me impressionou foi o discurso de vencido e vencedor depois do resultado, com elogios mutuos e ressaltando a importância da união de todos para o progresso do país. Bem diferente do que ocorre aqui no Brasil!

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    Ver, Vc acha q o governo democrata não está defendendo o país ou protegendo contra crimes? Não me parece. E se vc diz "Vc eh responsavel pela sua própria vida (+ do q o governo)" ou "Cada um sabe como levar a sua vida melhor q o governo", não acredita que uma mulher deve poder escolher o que fazer da sua vida? O Rode vs Wade permite uma mulher a escolher o que quer fazer com o seu feto (decisão pessoal, como vc diz é a mais sensata) de forma sadia sem arriscar a sua vida na mão de charlatães. Nenhuma mulher escolhe o aborto com felicidade. É sempre uma escolha horrível. Quase sempre a única possível. Vc acha q se for ilegal as pessoas vão fazer menos abortos? Isso não muda nem nunca mudou na história! Veja o Brasil. Mulheres arriscam a vida!!
    E vc acha pouco extremista o Trump?!?!!!!! Na vida de hoje? Dizer que é ok odiar gays, estrangeiros e mulheres?!!! E o discurso de hoje não foi ponderado. Ele não mencionou os pontos horríveis como o muro, gun control e rose v wade por não precisar. Mas prometeu que vai reconstruir todas as estradas, escolas, hospitais, pontes, etc novas! E tudo isto cortando taxes... Como exatamente?!!!... É tudo demagogia! Ele é muito mais próximo de Dilma do que Hillary. Te garanto!
    Falo disto tudo com respeito à tua opinião, mas eu tenho q falar o que penso pois neste caso é muito importante.
    Pode ser q foi só campanha política, mas o que ele pensa de mulheres, imigrantes e até pessoas com deficiências físicas é uma realidade, e o pior é que muitas pessoas que se sentiam presas com o politically correct agora se sentem livres de serem más. Minha irmã mora no texas e o carro do seu vizinho asiático foi vandalizado com tinta com a qual escreveram "Trump for Prez" e outros gritaram a um seu amigo gay: "Trump hates fags". Isso é horrível! A última coisa q ele fará é governar para todos.
    E mais uma coisa, imagina se o discurso pode mudar de um dia para o outro. E se mudou, ele está traindo quem votou para ele!! O discurso após a eleição sempre é conciliador. É uma tradição.
    Me desculpe ser tão contra a tua opinião, mas os dois pontos tem q ser defendidos!
    bj
    c

Martha Mansinho
Reply 10 de November de 2016

Meu Deus!Estou apatetada!!!

Eliane Del bosco
Reply 10 de November de 2016

Realmente, esse louco na presidência é de assustar
A falta de civilidade, retrocessos em conquistas arduamente adquiridas,tudo isso está acontecendo no mundo todo. Tempos bárbaros, no real sentido da palavra.

Eliane Del Bosco
Reply 10 de November de 2016

Realmente, esse louco na presidência é de assustar
A falta de civilidade, retrocessos em conquistas arduamente adquiridas,tudo isso está acontecendo no mundo todo. Tempos bárbaros, no real sentido da palavra.ommu

Cassiano
Reply 10 de November de 2016

Consuelo, eu te admiro! Gosto quando você compartilha sua visão política, comportamental, de business, ética e afins, tanto aqui no blog quanto no Snapchat quando lê o jornal. É enriquecedor!
Assim como você e tantas outras pessoas, fiquei triste e apreensivo com o resultado da campanha eleitoral americana. Expressei a minha torcida pela Hillary aqui no blog e continuo surpreso com o outcome.
Conversando e lendo críticas de colunistas internacionais especializados em política na internet, cheguei à conclusão que a maior parte da população americana é tradicionalista em muitos aspectos, sendo o investimento privado, causas sociais e política externa, alguns deles, e votar no Trump foi uma garantia de manter os interesses dessas pessoas em um patamar seguro.
Creio que teremos um período turbulento pela frente e torço para que tudo se resolva de forma pacífica.
Bjocas!

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 10 de November de 2016

Bem, tive uma aula interessante um dia desses( de Filosofia), onde discutimos sobre a polarização que domina o mundo hoje em dia.
Isso é uma característica da Modernidade, desde 1789 o mundo vem experimentando o revezamento de extremos. O que assusta é que alguém com um discurso tão ogro tenha ganhado, mas é a primeira vez? Nope.
Há uma camada de pessoas que podemos chamar de "intelectualizadas", pessoas que se preocupam de fato com informação e formação. O grande "x" do problema é que há uma camada da população mundial que não se importa com alguns aspectos que para a camada mencionada primeiramente seriam importantes, a camada do "povão"que rala pesado está preocupada com emprego, comida, saúde, e se aparece alguém que se propõe a fazer isso, esse alguém leva, não importa o quão absurdo ele possa parecer aos demais (vide o histórico recente do Brasil e tantos outros ao longo da hitória moderna).
Preciso dizer que minhas impressões sobre o Obama, é que ele é um político essencialmente midiático, um ótimo produto, talvez o melhor dos Democratas dos últimos anos,um pop star, nem vou entrar muito em detalhes, para evitar polêmica. Via com simpatia os vídeos dele e da Michelle, onde tinham sempre uma atitude pop, com danças, sorriso etc, mas acabava me questionando como acabaria, pois meu lada racional, que é bem dominante, me dizia que para política é preciso muito mais que carisma. A resposta está aí.
Mas vejo queima camada do povo americano se cansou de ver alguns pilares que para eles são importantes serem questionados, essa camada queria ser ouvida.
O humano precisa se sentir seguro, e determinadas instituições representam essa segurança, especialmente para a sociedade americana, que construiu sua potência sobre os valores conservadores.
As escolhas políticas, deveriam ser feitas com o nosso domínio da razão, as é onde, muitas vezes somos mais passionais.
De qualquer forma, America is still America, e idiossincrasias sempre fizeram parte de sua história. Eu continuo acreditando na capacidade deles de fazer o melhor de todas as situações.

ob.: ainda há o problema do terrorismo, que é grave, e a população americana se ressente muito quanto a isso.
Imagino que viram no Trump a possibilidade de uma resposta mais eficiente.

um beijo,

AL

    Rosa Virginia
    Reply 10 de November de 2016

    Depois de suas reflexoes, Ana Laura, não há mais nada a se dizer!

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2016

    AL, uma resposta mais eficiente, mas a que preço?!!... bjs c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 10 de November de 2016

Peço desculpas pelos erros do texto.

    Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
    Reply 10 de November de 2016

    Esta é uma reflexão q me parece não ter tido muito peso, por isso obteve-se esse resultado.
    Trump, Brexit, são resultado de insegurança e medo.
    Infelizmente, como eu disse, a razão não guia as escolhas políticas, especialmente em momentos de crise.
    Qdo aconteceu o atentado na Florida, eu tive a nítida impressão que ele venceria, até comentei c a Ester.

    Este ano, p mim, foi um ano de desilusões, desconstruções, nesta semana me perguntei como e o que fazer? O maior desafio é seguir fiel às crenças e valores que não nos permitem que endureçamos.

    Bjos,

    AL

      Jacke Helud
      Reply 13 de November de 2016

      Ana Laura, também compartilho dessa dúvida, até que ponto estamos sendo fiéis ao que acreditamos? ou melhor no que estamos acreditando?
      Com os fatos, precisamos ver em que ponto podemos fazer o melhor. E o melhor começa mudando pequenas coisas que estão em nosso alcance. Isso que temos que trabalhar com as pessoas em nosso redor. Crescer a nossa corrente do bem.

        Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
        Reply 14 de November de 2016

        Que bom, Jsaber que você me entendeu!

        abraços,

LÚCIA BRASIL
Reply 10 de November de 2016

Os três pilares de uma sociedade gira em torno da saúde, educação e justiça. Partindo-se destes pilares, é possível termos uma sociedade justa.É correto afirmar que o homem( no sentido geral) não é capaz de governar? Fui gestora durante doze anos de minha vida e sempre existirá algo novo a acrescentar. Muitas vezes, no início o discurso é um e no final, acaba sendo outro totalmente diferente, diante das circunstâncias que vão se apresentando. Tenhamos fé. Deus estar no comando!!! afinal, este planeta só tem um Senhor:DEUS. bjs amigos. Muita fé e oração. E vamos para frente. Muitos anos ainda teremos!!!. Consuelo parabenizo vc por mais um explanação riquíssima de seus pensares.

Beatriz
Reply 10 de November de 2016

Alguma informação sobre a participação da Hillary no governo do Trump?

Com relação aos direitos, como funciona o sistema judiciário americano?

Decisões da suprema corte podem radicalizar os direitos em todos os Estados? Por exemplo, o armamento é permitido no Texas, nos demais Estados pode ser permitido?

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2016

    Nossa Beatriz, são coisas q não sei... Não penso q Hillary estará no governo Trump. Sei q o Rode v Wade foi pela corte suprema e é praticado em todos os estados. O uso de armas é o 2 amendamento e é em todos os estados.
    bjs
    c

      Beatriz
      Reply 11 de November de 2016

      Obrigada Consuelo!

      Ao cumprimentar Trump, Hillary se ofereceu para trabalhar com ele. Vai que..., né?! (Informação divulgada pela Reuters)

      Agora, é esperar a efervecencia passar para ver o que acontecerá.

      Em xeque, o presidente terá que lidar, seriamente, com questões referente a imigração, terrorismo, embutidamente econômicas...

      Referente à imigração, por exemplo, os EUA já proíbem a participação de brasileiros no sorteio do green card devido ao grande número de imigrantes brazucas por lá; e pelos próximos 5 anos ninguém poderá participar.

      Não deixa de ser um muro construído...

      Então, muitas expressões do Trump lembram as de um fanfarrão.

      Como interpretá-las? Às vezes, não dá para levar a sério. Embora, o discurso político deva ser sério...

      De qualquer forma, Robert De Niro disse que por causa dessa ele se mudará para a Itália! ;-)

      Há (possíveis) males que vem para bem, Consuelo!

      Valeu!
      Bjs

Beli krause
Reply 11 de November de 2016

De antemao, quero pedir licenca para exprimir minha opiniao em seu blog. E de bom alvitre salientar, que a verdadeira DEMOCRACIA tem como requisito essencial o respeito aa decisao individual do cidadao ao escolher a quem dar o seu VOTO. Houve uma competicao e um vencedor. Democraticamente, TRUMP foi o vencedor e temos o DEVER de respeitar o PRESIDENTE ELEITO. Tomemos como exemplo de como agir democraticamente ao assistirmos as posturas do proprio Presidente Obama, esposa, da Hilary Clinton, do Mr. Trump e familia. Nesse momento precisamos nos aliar a gente desse nivel democratico. Nao devemos contribuir com comentarios pessimistas q apenas servem para manterem acesas as chamas do mal. O mundo esta carente de perseveranca, de mudancas, de menos teorias e mais acoes positivas, praticas. Trump fez o discurso da verdade. Ele disse o que o povo sentia. Ele disse o que o americano sofrido queria dizer e nao sabia como. Talvez, quem sabe, com receio de ser rotulado de mal educado, ou outro adjetivo pejorativo qualquer. TRUMP fez o discurso da verdade para o povo americano sofrido. Quem disser que os Estados Unidos nao estao sendo invadidos pela imigracao ilegal esta mentindo. Estava passando da hora de colocar ordem na casa. Nao vou me ater a bobagens sobre a vida particular do Trump. Todos nos cometemos erros, falamos bobagens e, aquele q nunca o fez que atire a primeira pedra. Agora, e hora de contribuirmos e orarmos para que Mr. Trump seja exitoso como Presidente da maior NACAO do Planeta. Oro por ele e por sua familia. Desejo que as metas por ele tracadas sejam bem executadas e vitoriosas. Ele esta certo ao dizer que quer fazer um governo interno, voltado para os cuidados da sua PATRIA. Como podemos cuidar das casas dos estranhos enquanto a nossa esta desarrumada! I agree w Mr Trump, come make america great again. Eu desejo o melhor para o Presidente eleito Mr. Trump! I love him and his family! As politicagens vistas na campanha nao me interessam, o que me interessa e a confianca que ele me passou de um grande homem que tera solucoes simples e objetivas para levantar os E. Unidos e governar para deter a invasao ilegal, pacifica e sutil do Mexico, paises da America Central e outros cantos do mundo. Avante Mr. Trump, make America great again!!!

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2016

    Beli, mas vc acha q a America está tão ruim assim? Meu medo é o seu temperamento e suas promessas megalomaníacas sem fundamento. São impossíveis de executar, como o muro...
    Mas vamos ver. Agora temos q esperar e ver.
    E vc mesma, está tão mal que precisa de mudanças?
    E infelizmente não são bobagens falar mal de mulheres, muçulmanos e deficientes... isso é a essência do que uma pessoa acredita, como ele se comporta, e como exigirá que o seu governo se comporte.
    Seu comentário Beli é bem escrito e inteligente. Agradeço a exposição. Mas infelizmente não me convenceu...
    bjs
    c

Maria Kenny
Reply 11 de November de 2016

Sobre o retrocesso que aconteceu aqui você nunca comentou né? deixei de seguir você e sua mãe porque sempre defenderam o errado. Agora vem falar do Trump!!!! por favor

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2016

    SE não falamos nada, como é que defendemos o errado?...

    Ritinha Medina
    Reply 11 de November de 2016

    Deixou de seguir e voltou?! 😳
    Voltou prá que????🤔
    Por favor... Precisa não!!!
    😝😝😝😝

      Denise Luna
      Reply 11 de November de 2016

      Nossa, Maria, se esse é mesmo seu nome, concordo com a Ritinha, que agressão gratuita! Se tudo está errado nesse blog para que perder seu precioso tempo?
      Consuelo tem TODO O DIREITO de exercer sua liberdade de pensamento aqui, pois o blog é dela, e os incomodados que se retirem!
      Tchau, querida!

        Karoline Fernandes
        Reply 12 de November de 2016

        É verdade!! O Super Salotto não vai deixar esse tipo de coisa acontecer.... A Consu pode falar do que ela bem quiser... Porque ela busca se informar, ler, saber o que está dizendo!!! É coerente no que diz!!! Não sie bem "o que é defender o errado" mas enfim ela tem o direito de se expressar!

      Marina Di Lullo
      Reply 11 de November de 2016

      Realmente Ritinha, me fiz a mesma pergunta!!

    Maria Benincasa
    Reply 11 de November de 2016

    De Maria para maria, vc é a famosa quem? Tua opiniao grosseira interessa a quem? Segui à Consuelo e a Costanza muda em quê a vida elas ou de qualquer um? E se vc nao entendeu a sutil posiçao da Lady Consu com relaçao ao que acontece por aqui ou em qq outro lugar do mundo, é pq lhe faltam recursos intelectuais para tanto! Que pena! Agora, por gentileza, recolha-se a sua absoluta Insignificancia e vá passear por onde lhe convier!

    Bjs da roça

      Janete
      Reply 14 de November de 2016

      Fiquei impressionada com a "elegância" com que foi tratada a Maria,a primeira. Em pouca linhas foi chamada de Maria ninguém, "sem recursos intelectuais", grosseira, insignificante etc... Ela pode ter sido um pouco "direta" ao apresentar sua opinião (poder sido um desabafo - o povo brasileiro está no limite), mas as "defensoras" do blog foram igualmente deselegantes. Ataque à pessoa e não ao conteúdo me recorda práticas não muito democráticas de alguns partidos políticos nacionais e de seus simpatizantes. Minha solidariedade àquela Maria - não pela forma opinativa, mas pelo direito de fazê-lo.

        Maria Vilma
        Reply 14 de November de 2016

        Consuelo, eu sei que a sua intenção quando fez este post, maravilhoso por sinal, tão esclarecedor não foi o de criar polêmica, pelos menos não essa, de réplica e tréplica em defesa de pontos de vistas estritamente pessoais... Por favor, me perdoe...! Permita-me apenas mais umas palavrinhas... Você sabe que nós, suas defensoras, temos por este espaço, que tantas coisas boas nos oferece, o maior respeito... e eu não tenho nenhuma intenção em transformá-lo em um lugar de contendas.
        Oi Janete, pelos motivos que eu citei acima, eu não deveria estar respondendo ao seu comentário, sobretudo, porque este espaço não me pertence, logo eu não tenho esse direito.
        Só o estou fazendo porque fui uma das defensoras que postaram comentários contrários ao comentário ao qual você fez referência, justificando como sendo uma maneira “..."direta" ao apresentar sua opinião... desabafo...” e pressupondo ser uma forma do povo brasileiro manifestar suas insatisfações “(... - o povo brasileiro está no limite)” e ainda, confundir as nossas falas com vozes partidárias... “Ataque à pessoa e não ao conteúdo me recorda práticas não muito democráticas de alguns partidos políticos nacionais e de seus simpatizantes.”.
        Eu lhe garanto que o meu comentário não foi motivado por nenhuma ideologia política ou coisa que o valha... Eu sou simpatizante sim, do respeito mútuo entre as pessoas. Não tenho paciência com gente que ofende os outros gratuitamente. A minha elegância, no que isso diz respeito, realmente é nula.
        Todos tem o direito à opinião, defender ou criticar o que achar que deve, mas também há que considerar a opinião do outro, inclusive o de ser criticado também. Há críticas que são feitas por pessoas que gostam do trabalho ou da pessoa a quem criticam. Mas que entendem que algo está errado ou pode ser melhorado. Como tal, fazem a sua crítica. A chamada crítica construtiva. Que também pode ser feita por pessoas que não gostam nem se identificam com algo ou com a pessoa a quem criticam. Mas que têm o discernimento necessário para fazer uma crítica que tem por objetivo melhorar ou corrigir algo que entendem estar errado.
        No entanto, há críticas feitas por pessoas que nem reparam em nada de errado. Ou melhor, para quem tudo está errado, mesmo que não esteja. É a chamada crítica destrutiva. É aquela crítica que é feita apenas para destruir alguém ou algo. É uma crítica que tem por objetivo chatear, aborrecer a pessoa que está associada a essa crítica. O que, em minha modesta opinião é uma crítica perigosa, deselegante.
        No tocante a sua fala de que tenha sido um “Ataque à pessoa e não ao conteúdo”, penso ser mais um equivoco, porque todos nós somos responsáveis pelo que dizemos e fazemos. Eu sou. O meu conteúdo sou eu. É a minha essência, boa ou ruim sou eu.
        Olha, por acaso, a ofensa foi dirigida à Consuelo, mas se tivesse sido dirigida a qualquer uma daqui, inclusive a você... eu também teria descido do salto...teria perdido a elegância.
        Maria Vilma (MaVi)

Helder
Reply 12 de November de 2016

A aleicao tinha dois candidatos. Aqui só estamos falando de um.
E a Hillary, favor explicar porque o povo tinha que votar nela.

    consueloblog
    Reply 12 de November de 2016

    Tem toda razão em pedir. Ao meu ver por ela ter grande experiência e saber já como funciona grande parte da dinâmica de política internacional. Por ela defender o direito de mulheres. Por ela querer continuar o Obama Care. Por ela ser moderada e colocar o próximo juiz na corte suprema moderado. Por ela acreditar que tem que se controlar que tem armas. Assim, em 1 minuto me vieram essas razões. Mas o post é sobre por que elegeram o Trump por ter sido uma surpresa.

Maria Vilma
Reply 12 de November de 2016

Bela Consuelo, eu também não sou expert em política, mas é impossível se manter neutra quando nos defrontamos com certos discursos, sejam eles articulados por políticos ou por quem quer que seja...que amenizam e ou defendem, acham normal ou ignoram pensamentos, conceitos que estejam, de alguma forma, ligados a subalternização do outro.
Em um trecho da música “Estrangeiro” de 1989, como forma de protesto a um discurso recorrente naquela época Caetano Veloso diz: "O certo é louco tomar eletrochoque. O certo é saber que o certo é certo. O macho adulto branco sempre no comando. E o resto ao resto, o sexo é o corte, o sexo. Reconhecer o valor necessário do ato hipócrita. Riscar os índios, nada esperar dos pretos”.
A análise política de Caetano soa muito atual e isto porque, o pensamento, muitas vezes considerado ultraconservador, que parecia estar restrito a uma minoria, ressurge e expande-se pelo mundo com muita força, e, ao contrário do que muitos acreditam, não não estar ligado apenas a pessoas menos esclarecidas...
O assunto carece mesmo de ser analisado e discutido, porque calar-se é legitimar ideias retrógradas, contra os quais tantas pessoas vêm lutando e muitas, inclusive, acabam pagando com a própria vida.
Obrigada, pelos esclarecimentos e posicionamento, querida!
Um IMENSO abraço!
MaVi

Maria Vilma
Reply 12 de November de 2016

Lady, vc pergunta quem é a criatura sem noção aí em cima... eu respondo. Aliás, tomei de empréstimo fragmentos de uma música de Carlos Lyra para lhe dizer que, diferentemente de vc que é Maria com M maísculo, meu bem, essa outra, é Maria Ninguém... Maria vazia pro nome que tem.

Eduarda
Reply 12 de November de 2016

O retrocesso, infelizmente, é mundial, Consuelo. Precisamos estar atentos e fortes. Bjo

Lu Almeida
Reply 13 de November de 2016

Um dos comentários mais eloquentes que li sobre Trump foi algo como: falam que Trump odeia gays e instaurará um ambiente para sua perseguição, é misógino e desrespeita as mulheres, odeia estrangeiros e os perseguirá... até parece que Trump é mulçumano! Diz muito sobre nossas contradições, não?!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *