10 conselhos que me fazem viver melhor!


Image-31

A vantagem de envelhecer é a vontade irrepremível de querer estar de bem com a vida! Foto Roberto Leone

Olá!!  Cá vão 10 conselhos com os quais tento reger a minha vida!  Confesso humildemente que nem sempre consigo ser fiel a todos.  Porém, quando lembro e mordo o lábio para me policiar e fazer a coisa certinha, me dou muito melhor!  Compartilho só como sugestão, talvez possam ajudar a você também!

  1. Aceitar um elogio: Não sei bem por que é tão difícil aceitar um elogio.  Acho que já falei aqui, deve ser por causa do nosso upbringing (educação) religioso.  Mas quando alguém diz que você é ou está linda, jovem, rica, magra, de bem com a vida ou algo de positivo, sempre diminuímos o elogio mostrando o lado negativo.  Tipo “Imagina!  Sou uma falsa magra!”  Ou “São as roupas!”.  Não gosto disso pois coloca a pessoa que foi gentil o suficiente para te dar um elogio numa posição desconfortável de ter que se defender.  Além do que, você não aproveita o vibe positivo do elogio!  É o que se chama uma lose-lose situation (situação perde de um lado e do outro)!!  Portanto, vamos fazer um esforço de olhar a pessoa no olho, abrir um grande sorriso e dizer: “Muito obrigada!!  Você é muito gentil e carinhoso!”  Surra de vibe positiva!!!!!!!
  2. Never complain, never explain (nunca se lamente e nunca explique): Essa quem me deu foi a Rainha da Inglaterra!!  Viram só que ibope o meu?!??!?!  É sabido que ela vive por este cânone.  Na verdade, desta forma evitamos entrar na defensiva que é certamente uma posição muito mais fraca em qualquer discussão.  Portanto, quando a situação não está do teu agrado, sacode a poeira e vai pra frente!  Não tente explicar por que fez algo que não agradou ao outro.   Foi a tua decisão e pronto.  Defenda-a (se foi bem pensada) sem explicar ou se lamentar.  Senão diga que errou (sempre uma grande demonstração de inteligência) e que tentará fazer melhor da próxima vez.  Viu só?  Não entrou na defensiva.  O outro não tem onde agredir mais!
  3. Você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Essa foi meu sábio pai quem me deu.  Poucas vezes meus pais me pararam para dar um conselho.  Neste caso, ele estava me deixando em algum lugar onde eu começaria uma vida nova (nem lembro qual das várias).  Fomos almoçar e no final ele me disse: “Lembre sempre de duas coisas: você não precisa responder na hora (daí o morder os lábios que mencionei acima) e você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Escute, pare, analise, re-analise e só depois fale.”  Muito, muito bom conselho!
  4. Não coloque a carreta na frente dos bois.  Essa é da minha mãe.  Ela seeeeempre diz isto!  Ou seja, não se estresse antes de ver a situação.  Vai usar um monte de energia sem poder resolver nada pois ainda não viu qual é o problema!  Ou seja, poupe-se, você vai precisar da energia mais pra frente!
  5. Faça o esforço de sorrir, mesmo quando não sente a vontade.   Essa foi a minha irmã Alessandra quem me deu.  Eu estava bem, bem triste.  Tadinha, ela ficou com tanta pena de mim e já não sabia mais o que dizer para me consolar .  Então me falou para forçar um sorriso.  “Você vai ver, não parece verdade, mas só o fato de sorrir te ajuda a sentir melhor.”  E sabe que é super verdade?!!  Tentem!
  6. Tudo que a vida pede de ti é coragem!  ou “A vida é um sutiã, mete os peito!”  Esse é um mix do que estava escrito atrás de um caminhão (a segunda parte) e um comentário no blog.  É de alguém importante mas não lembro quem.  Por favor me lembrem?… [em tempo: nos comentários várias pessoas me ajudaram.  A citação é de Guimarães Rosa.  Com direito à poesia toda no comentário de Ana Plácido.]  A vida sempre está te oferecendo oportunidades!  Está a ti tomar a coragem para pular e agarrar o cipó!
  7. Sempre traga uma idéia de solução quando for apresentar um problema!  Opa!  Essa é imprescindível!  Funciona tanto com o chefe, filho, marido como também um mecânico ou o pentelho no call service!  O problema existe, ponto.  Você vai ter que expô-lo.  Mas ao invés de irritar a outra pessoa tendo que deixar a ela o ônus de resolvê-lo, dê uma estrada (pensada, lógico).  As vantagens: 1) A outra pessoa pode gostar da tua solução e seguí-la feliz contigo. 2) Você pode colocar a outra pessoa no caminho que você quer 3) Deu uma idéia que a outra pessoa não gostou e já elimina entre as possibilidades.  De qualquer forma te ajuda.  Me expliquei?
  8. Canalise a energia Nem vou contar onde aprendi esta (com a obstétrica no parto!  Ela dizia, ao invés de berrar, use a energia para empurrar!).  Tem um pouco a ver com o conselho número 4, use a tua energia sabiamente.  Ela é um bem limitado.
  9. Não ter medo de mudanças Steve Jobs disse no seu commencement speech em 2005 na Universidade de Stanford (AQUI), que a cada manhã você deve se olhar no espelho e perguntar “Estou feliz com o que estou fazendo?”  Se a resposta for não por muitos dias seguidos, é hora de mudar!  Como ele lembra, é importante “Love what you do!” (amar o que se faz).  É provado!  Quem ama o que faz tem muito mais sucesso.  Além do que, chacoalhar as energias, sempre é bom.
  10. Ti voglio bene! (Gosto tanto de ti!)  Essa é minha!  Nunca perca a oportunidade de dizer que você gosta de uma pessoa.  Não tem outra razão a não ser o bem estar de todos!

Já dava para fazer um colar de tantas pérolas de sabedoria!! Rss 😉  Não quero me levar muito a sério, mas se uma destas acima te ajudar de alguma forma, já valeu me expor!  Vi voglio bene! 

bjs c

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

76 Comments

christina
Reply 23 de June de 2016

A citação é do Guimarães Rosa. Bjs

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Obrigada!!! bjs c

Marcia
Reply 23 de June de 2016

Já seguindo um deles: "Ti vogliamo benissimo, Consuelo".

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    smack!

Karoline Fernandes
Reply 23 de June de 2016

A última! Eu gosto de você! Muito mesmo... Gostei de todas e vou tentar seguir... O quarto ítem é mais difícil pra mim eu tento tento e quando já se foi todas as forças eu preciso parar porque eu sofro antes da hora, tenho crise de ansiedade e estresse em determinadas situações hehe... E então continuar a tentar é uma luta diária mas eu vou conseguir com certeza eu vou!! E no mais seu post como sempre perfeito e você LINDA sempre! Beijos

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Obrigada! Mesmo se melhorar mesmo um pouco a ansiedade já é bom! bjs c

Ana Placido
Reply 23 de June de 2016

É do Guimarães Rosa: "O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem" ;) beijos

    Denis Luna
    Reply 23 de June de 2016

    Amei, Ana. É isso mesmo!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Que linda a poesia toda!!! obrigada! Te citei acima. Bjs c

      Ana Placido
      Reply 24 de June de 2016

      Obrigada!

Andrea - Curitiba
Reply 23 de June de 2016

Excelente escolha! Dez conselhos maravilhosos e para sempre!! Bacione.......

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Obrigada! bjs c

Maria Vilma
Reply 23 de June de 2016

Bela Consuelo!!! Sábios e preciosos conselhos! Para mim então, caíram como uma luva! Sobre alguns desses, vc já havia comentado aqui e ali... Mas dessa forma, relacionados num post... viram reflexões, outdoor, lemas, para que não sejam apenas visualizados, mas (re)lidos em voz alta tipo lição que precisa ser melhor aprendida... para ser devidamente internalizada e posta em prática!
Agradeço a vc, também por isso!!!
Muito obrigada!
MaVi

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Lemas! Boa palavra! Obrigada! Serve para mim também! bjs c

TAINA FIORI HAGEMANN
Reply 23 de June de 2016

Coisa mais querida. Conselhos de uma simplicidade e sabedoria preciosos. Obrigada!

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Obrigada! bjs c

Renata Bertolucci
Reply 23 de June de 2016

Cons, vc é foda! Sem mais. bjos

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Opa! Agradeço! Hang Lose!! (faltou essa!) bjs c

Lucinda Furtado de Oliveira
Reply 23 de June de 2016

Era a orientação que eu precisava.Obrigada Consuelo.

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Q gostoso ler isto! bjs c

Graziele
Reply 23 de June de 2016

Olá Consuelo...
Tão verdadeiros ❤️❤️❤️

Um grande abraço no coração.

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Abraçaço! c

Marina
Reply 23 de June de 2016

Olá Consuelo, os seus últimos posts estão uma delícia e este foi reconfortante, obrigada pelo sincero vi voglio bene, que é recríproco do salotto <3! por você!
Cada uma dessas tuas 10 dicas é certamente uma pérola e como sabe bem ter quem nos passe essa sabedoria da vida.
Há um livro que adoro e aconselho muito, The last Lecture (A última aula) escrito por Randy Pausch. impossível não sentir emoção pelas lições de vida, tão positivas e pela alegria de viver, que ele quis deixar aos filhos, antes de partir.
Beijinho
Marina

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Nossa deve ser lindo! obrigada! bjsc

Silvia Sônia Silva
Reply 23 de June de 2016

E por falar em conselhos, me lembrei de um precioso conselho que recebi de meu falecido pai: Por onde é que você ande ao sair não feche a porteira, pois se for necessário voltar, você pode encontrá-la fechada... Sabias palavras que já me pouparam grandes dissabores, e me trouxeram gratas surpresas, afinal, o mundo gira e em suas voltas muitas vezes nos deparamos com pessoas e situações passadas que se tivessem sido mal administradas seria o caos total.
Outro conselho que recebi de meu pai foi: com paciência a gente vence! Estou tentando...
Espero que esses conselhos te sirvam, ai na Itália ou onde quer que seja. Sr Eduardo era um homem sábio. Bjo Sílvia

    Denise Luna
    Reply 23 de June de 2016

    Excelente conselhos, Silvia!

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Já estou apaixonada pelo Sr. Eduardo... onde quer que seja! bjs c

Francisca Antônia Maciel Araújo
Reply 23 de June de 2016

Excelentes conselhos!Amo o seu blog!! Bjs

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Muito obrigada! bjs c

Eliane Campos
Reply 23 de June de 2016

Valeu Consuelo!!!
Algumas destas também já são minhas, e busco seguir... Como a número 6, sempre digo "Vamos lá Eliane", é como uma voz de comando de mim para mim mesma. E funciona, me impulsiona para frente, independente do nível do desafio.
Esta tua postagem, hoje em especial, veio me ajudar a reforçar algumas posições que preciso tomar neste momento de vida!
Sempre Grata a Você!!! O Universo Conspira!!! rsrsrs

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    O Universo conspira, mas a Eliane escuta! bjs e boa sorte! c

Francisca Takabatake
Reply 23 de June de 2016

Consuelo, minha guru. Adorei cada palavra.Valeu demais !
Obrigada, bjs.

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Obrigada querida! bjs c

Christy
Reply 23 de June de 2016

Adorei os dez conselhos. Já salvei. Obrigada

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    bjs!! c

Denise Luna
Reply 23 de June de 2016

Consuelo querida,
Adorei os 10 conselhos e cada um com a sabedoria e experiência de cada pessoa que passou para você.
Meu professor de psicanálise, Manoel Thomaz Carneiro diz que além de dizermos que gostamos dos nossos, devemos dizer o quão importantes eles são em nossas vidas. Aliás, não existe um legado mais significativo do que esse, fazer os nossos queridos saberem que foram muito importantes para nós!

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Concordo! bjs c

Sheila andrade
Reply 23 de June de 2016

Ti voglio bene...

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    grazie! baci c

Marina Di Lullo
Reply 23 de June de 2016

Consu, que foto linda sua, do Roberto Leone!!
Anche io ti voglio bene!!
Obrigada por todos os conselhos, lidos atentamente. Em especial o número oito, aprendemos rapidinho, quando nos propomos a praticar qualquer que seja o esporte, pois, como dizia meu saudoso papá "per tutto ha un lìmite". Baci

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Ah realmente!! bjs c

karen
Reply 24 de June de 2016

Consuelo, obrigada por dividir aqui seus conselhos!Eu diria que um grande tambem seria incentivar os outros a serem pessoas cada dia melhores!Voce o faz!Bacio

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Interessante, mas o vejo mais como tarefa q conselho... Se é verdade q o faço, porém, não o sinto como tarefa! Obrigada! bjs c

Stephanie Soares
Reply 24 de June de 2016

Consu... Obrigada mais uma vez por dividir conosco sua imensa sabedoria. Sempre me identifico! rss. Compartilhei inclusive pro namorido, mãe e irmãs de tão engrandecedor que achei. Um grande beijo, querida!

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Nossa! muito obrigada! bjs c

Stephanie Soares
Reply 24 de June de 2016

Ah! Outro dia compartilhei com você no snap um artigo Affonso Romano de Santt'Anna, vou tomar a liberdade de compartilhar aqui esse outro do Fabrício Carpinejar que achei tão bacana e congruente com os seus pensamentos e atitudes:
A beleza que põe a mesa - Fabrício Carpinejar.
A beleza dura pouco. Dez minutos, um olhar, um aperto de mão, um beijo na face.
A beleza é provisória.
A beleza pode ser destruída rapidamente pela fala, pode ser desmanchada imediatamente por um gesto, pode ser derrubada velozmente por uma grosseria.
Se vejo uma mulher bonita, ela ainda não é bonita. Será bonita por aquilo que fizer. Ninguém é bonito por antecipação.
A aparência é efêmera e enganadora. A aparência tem pretensões de uma mentira. Igual à verdade, precisa de provas.
Mesmo que tenha o rosto formoso e simétrico, os lábios carnudos, as curvas do corpo na medida certa, nada assegura que seja bonita. É colocar cedilha no lugar errado, é ofender de graça, é cuspir ódio, que se torna feia.
Já vi mulher bonita muito feia. Já vi mulher feia se revelar essencialmente bonita.
A arrogância estraga a beleza. A humildade salva a beleza.
Saber-se linda e se achar feia são pretensões perigosas. Não enxergamos somente com a visão, mas com o olfato, o tato, o paladar e a audição.
Ser bonita para os olhos é raso. Quem canta, quem dança, quem conversa com as ideias encadeadas, quem explode uma primavera temporã em seus cabelos assume uma lindeza inédita e permanente.
A generosidade, a cordialidade, a esperança e a firmeza garantem a longevidade da atração.
Quando uma mulher linda se aproxima, espero pacientemente que ela se mostre. Não há pressa para descobrir. Será mesmo linda pela forma que segura o cálice, pela forma que cuida de quem está excluído, pela forma que procura manter ou acabar com o silêncio, pela forma que olha nos olhos e segura o mundo no queixo.
Não há nada mais bonito do que uma mulher com temperamento difícil. Aquela que briga por suas crenças é inesquecível. Não ser esquecido é o que cada um deseja secretamente para a sua vida, é a maior ambição do amor. Mulher que aceita tudo, sem alma nas palavras, por sua vez, é tão sem graça.
Não é a roupa que define o ângulo do arrebatamento, são a simplicidade e o despojamento. Estar confortável em si, demonstrar alegria de ser, rir com a língua mais do que com os dentes sustenta o charme.
A empatia é a beleza que fica. A beleza é um mero cumprimento.

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Que coisa mais linda este texto!! muito muito obrigada! bjs c

Andréia Cordeiro
Reply 24 de June de 2016

Maravilhosa!
Todas as dicas são úteis e fáceis e simples!

Obrigada, Andréia

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Q bom q vc achou! bjs c

priscila
Reply 24 de June de 2016

É difícil fazer uma mudança, principalmente quando se trata de algo que você tanto sonhou e tentou achando que seria uma conquista. De repente você precisa trocar a rota daquilo que você acreditava, que poderia dar certo. Agora, tento continuar com o que possuo, seguir em frente tentando me achar de alguma maneira no meio do nada.

    consueloblog
    Reply 24 de June de 2016

    Justamente, às vezes o sonho estava um pouquinho fora de rota... veja se tem uma estrada parecida mas diferente!
    bjs
    c

Mia Athayde
Reply 24 de June de 2016

Que bacana essa tua ideia de nos dar de presente esses gifts que vc ganhou!
Dividir, soma, amplia, reverbera !!!!!!!!
ADOREI e exercitá-los sempre, acaba tornando esses modelos, automáticos no nosso comportamento!
Obrigada ... vc é uma pessoa de Luz !!!!
:))

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    Vivo muito da luz refletida em vcs, querido Salotto! bjs
    c

Cláudia Maria Prado Reis
Reply 24 de June de 2016

Ti voglio bene! Bacci

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    :-)

Frederica
Reply 24 de June de 2016

Belos e importantes conselhos, Consuelo! Interessante como frases tão simples podem ter tamanho significado...dizer que adoro o seu o blog e que você me inspira, não é só é verdade, como estou seguindo os seus conselhos ;) beijo beijo

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    Q AMOR!! obrigada! bjs
    c

Glória Jane Melo
Reply 24 de June de 2016

Olá Consu
Conheci seu blog a cerca de dois anos ou amenos? E fui amando cada post. Não podia ser diferente, hoje te volto bene 💗.
Belos conselhos.
O que tem regido minha vida veio de Mário Sérgio Cortela: Viver em paz não é viver sem problemas, é fazer o que tem de ser feito.
💗💗💗

    Denise Luna
    Reply 24 de June de 2016

    Uau, Glória, que prático e meio "anglo-saxão" esse Mário Sérgio Cortela! kkkkk
    bjs

      Glória Jane Melo
      Reply 25 de June de 2016

      Oi Denise,
      O importante é não se omitir, nunca!!!!
      Bjs 💗💗💗

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    Nossa Glória! Ótimo e bem difícil (para mim) esse! bj sc

Marly Moreira Pozzer
Reply 24 de June de 2016

Oi Glória, chegamos na mesma época ao Salloto, e como você admiro o Filósofo Mario Sérgio Cortela. Quer sugestão melhor do esta: "Não espere pelo epitáfio..."
Consuelo, parabéns pelo post.

    Glória Jane Melo
    Reply 25 de June de 2016

    Oi Marly!
    Somos contemporâneas! Cheguei, me apaixonei pelo blog e amo este salloto. Aqui vejo amigos fiéis, mesmo sem saber se se conhecem pessoalmente ou não.
    Bjus💗💗💗

Isa
Reply 24 de June de 2016

Adoro o conselho da rainha. Como te disse, parte dele eu acho que tiro de letra. A outra, eu tô trabalhando.
Bjos

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    E vâmu nessa! bjs c

Cassiano Soares Lopes
Reply 24 de June de 2016

Bárbaro! E se me permitir, acrescento à sua lista alguns drinks para brindar à vida. Cheers dear!

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    Ah esse SEMPRE! bjsc

Ana Paula
Reply 24 de June de 2016

Amei cada um dos conselhos/dicas.
Obviamente que todos nós já escutamos alguns deles, de maneiras diferentes talvez, mas sempre com o mesmo propósito. E por falar em propósito, acho que este é o 'propósito" da coisa, falar, falar, falar, repetir e repetir mais algumas vezes até que os dois ouvidos ouçam de verdade e incorporem cada uma das dicas como um mantra, algo natural a ser seguido todos os dias.
Obrigada por me lembrar mais uma vez de algumas delas e por incluir novas no meu repertório de futuros mantras.
Namastê cara mia!

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    Delícia de comentário! bjs c

Luciana Garcia
Reply 26 de June de 2016

Que maravilhoso esse post e os comentários! Vieram a calhar nesse momento da minha vida! Beijos a todos

    consueloblog
    Reply 27 de June de 2016

    Q bom! bjs
    c

Bruno
Reply 27 de June de 2016

Oi, C e Salotto!

Gente, adorei todos os conselhos, alguns eu já praticava até. O sorriso é algo mágico, não sou uma pessoa sorridente mas desde que li esse conselho anos atrás eu me policio para sorrir mais e até que tenho conseguido. ;-) O bom disso é que acabei descobrindo que sorrisos são contagiosos, assim como os bocejos, e produzem um bem estar automático.
Mas voltando! Tenho dois lemas de vida: o primeiro, e mais importante, é "Respeito para ser respeitado"; e o segundo é o dos dois ouvidos e uma boca. E acabei de lembrar de um outro que li quando era adolescente, numa reportagem sobre turismo, e que peguei para a vida: sempre diga "por favor, com licença, desculpe, obrigado e cumprimentos".
Uma semana abençoada a todos!
Bjão

Déborah Cardoso
Reply 28 de June de 2016

Gosto muito de ti também Consuelo!!.

Belas dicas amei todas!!. beijos

Angela
Reply 29 de June de 2016

Oi Consuelo,
vejo todos os seus vídeos e assino seu canal no you-tube. Adoro suas dicas de estilo. Estou tentando descobrir (aperfeicoar) o meu, dentro da minha realidade. Esse texto é ótimo, vc poderia falar sobre isso em video. Estilo tem tudo a ver com auto-estima. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Um beijo de Berlim Angela

    consueloblog
    Reply 1 de July de 2016

    Oi Angela! Q Amor!! Me mande a pergunta certinha ao consueloresponde@gmail.com Assim uso no próximo Consuelo Responde.
    bjs
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *