10 dicas de como escolher um look


IMG_3545n

Bom dia Salotto!  Se você está lendo este artigo, quase certamente o título te interessou… O teu vestir, a tua primeira aparência, acredite ou não, é o teu cartão de visita.  Entender e encontrar o teu estilo é algo de reconfortante, além de importante para passar a imagem de quem você realmente é!  Dá uma grande segurança!

Com isso em mente, achei útil, e até divertido, fazer um mini guia com dicas que uso na hora de me vestir.  Vamos lá!

  1. Qual a ocasião: É o que há de mais importante.  Entender se você vai a uma festa ou à padaria… kkkk! Acredito em ser apresentável sempre, mesmo em casa.  Se devo ser completamente honesta, nem sempre o estou… Mas tento.  Como trabalho de casa, me visto com um moletom meio feeeeshion, mocassim daqueles dos índios americanos e uma echarpe.  No verão um kaftan de malha. Perfuminho e pronto.  Mas digamos, as ocasiões mais complicadas são quando se vai na casa de outros.  Não tem nada de errado em perguntar: qual o traje.  Informal não quer dizer tênis e camiseta.  Para mim, isso seria super-informal.  Informal quer dizer algo que te deixe confortável mas elegante.  Formal é salto e algo de mais glam, além de um blazer ou terno para o companheiro.  Nunca vá na casa dos outros muito power.  Só se quiser roubar a cena (que pode ser complicado), ou se tiver um ex no pedaço!
  2. Qual a temperatura: Importantissimo na hora de se vestir.  Você não quer arriscar de ficar toda suada ou pegar uma pneumonia, a não ser que você queira que o gato tire o casaco para te agasalhar.  Se você estiver tremendo e ele não oferecer o seu blazer… hmmmm… por mim, pode esquecer!!  É deal breaker!
  3. Qual tamanho você está no momento, ou seja, o que cabe!!  Rssss….  No meu caso, isto já delimita muito as possibilidades dentro do armário, não é?!!  Se você estiver peso pluma e quiser usar aquela peça mais aderente ou que expõe o derrière, tudo bem.  Mas se acabou de voltar da Euro-Disney onde a dieta equilibrada era Coca-cola, cachorro quente e batata frita, um kaftan pode ser mais adequado!  Brincadeiras a parte, veja o que cabe bem naquele dia.
  4. Sapatos:  Importantíssimo!!  Um calçado define o look todo.  Estude bem.  Experimente uma opção em cada pé e se olhe no espelho.   Outras coisas a considerar.  A altura da pessoa te acompanhando.  Se a festa vai ser no jardim com grama (neste caso proibido salto agulha).  O quanto você aguenta no salto… pois como diz a minha mãe: “Ou eu penso ou uso salto.”
  5. Joias e bijoux:  Dependendo da ocasião, e do look, escolha as joias adequadas.  Eu tendo a usar demais… mas sempre olho no espelho para ver se está harmonioso.  Não ligo de misturar dourado com prateado, mas tem que ter um equilíbrio no total.  Se tem muito colar, o brinco deveria ser mini.   Ou vice versa… com um brinco statement, não use colar.  (Fiz dois posts que talvez vocês gostem.  Um sobre como usar braceletes (PULSEIRISMO AQUI) e outro sobre colares (COLARISMO AQUI)) Um braço meu está tatuado com pulseirismo e nunca muda.  Se é uma ocasião formal, só tiro o relógio.  O outro braço define o tom.  Ocasião mais elegante um bracelete mais formal.  Se for algo de casual, um bracelete mais esportivo.
  6. Bolsa: Para o dia tudo bem carregar uma bolsa maior, mas não muito pesada.  De noite eu strongly recommend uma pochete ou bolsa pequena.  Inclusive, lembre nas viagens de sempre colocar na mala uma bolsa para a noite!  Eu acho útil fazer uma lista do que colocar nas bolsas de noite.  A minha é C-C-D-D: chave, celular, dinheiro, documento.  Ah! E o batom ou gloss no meu caso.
  7. Pashmina:  Sempre carrego comigo!! Verão ou inverno!!  Nunca se sabe se o ar-condicionado vai ser assassino!  Não custa nada levar.  É um charme no braço e salva a vida em inúmeras ocasiões!
  8. Frente e verso: Quando estiver pronta, se olhe frente e verso.  A calcinha está marcando?  O salto está muito gasto?  E mais importante, a proporção está certa?!!!
  9. Maquiagem:  Se for de dia, NÃO CARREGUE!!!  Fico triste de ver tantas jovens lindas com uma quantidade de pancake (jargão antigo para base) gigantesca!!  Lastimável!  Vocês são lindas!! Aproveitem!  Usem o bendito protetor, mas não se cubram demais.  É elegante um rouge (jargão antigo para blush), sombra e/ou lápis e rímel… De noite, pode esbanjar, mas lembre, nada de kabuki.  O maior erro de estilo que vejo é a uniformização das meninas devido à maquiagem. Do dia para a noite, dê um retoque, é tão bom quando a maquiagem está em dia!!  Umedeça o cotonete com a saliva e limpe o rímel que borrou! Truque caseiro meio nojentinho mas sensacional!  Blush, carregue mais no lápis, passe o rímel de novo… Aí sim!!  Olhos power!
  10. Cabelo:  Considere a ocasião.  Estará úmido?  A escova arrisca suicídio imediato?  Gel no pedaço!!  Ou assumir os cachos!  Vai cair na gandaia?  Que tal um rabo de cavalo bem esticado (lifting automático!  Truque de Madonna!)?   Sem dúvida, limpo, por favor, ou como mínimo dry shampoo! 😉 kkkkkk!

Bônus: Conforto!!!  Uma dorzinha aqui e ali com um salto é permissível, mas a roupa tem q ser comfortável.  Nada pior do que ficar arrumando, levantando, puxando porque a peça não cai naturalmente.  A mulher é sempre mais bonita quando ela veste a roupa e não o contrário!  E quando ela está confortável e feliz em algo que sente a representa!

Bem, isso foi o que aprendi até hoje com meus 52 anos!  Disto tudo, o que você vai poder tirar proveito?  Louquinha para saber nos comentários…  bjs, c

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

45 Comments

iara
Reply 11 de April de 2016

Dicas valiosíssimas, vou compartilhar já!!! Obrigada!!!!!

Patricia Marcondes Machado
Reply 11 de April de 2016

Bom dia, Consuelo!
Você falou tudo,parabéns pelas dicas,é exatamente o que penso. Vejo que você está sempre elegante e confortável, vestindo a roupa. Bjs

Ana Abate
Reply 11 de April de 2016

Muito boas!!! Eu sou mestra em fazer mala com look legal e esquecer o sapato certo....Afff! Para mim a parte mais dificil é mesmo o sapato aliando o conforto! A maquiagem acho super importante, ar de natural mas com a pele acabada ou um batom lindo que levante o astral!
Autoconfiança e look certo nos deixa mais seguras realmente... Mas, ainda tenho muiiito que aprender! Bjs

Teresa
Reply 11 de April de 2016

Sempre achei a escolha do sapato fundamental, levanta ou derruba um look e na minha opinião define muito a nossa personalidade. bjs

Maria Benincasa
Reply 11 de April de 2016

Do que vou tirar proveito? Tudo né! Rsrsrs
Bjs da roça

Ismar Berçani
Reply 11 de April de 2016

Uma pergunta????Vc não me parece mto alta, entretanto suas calças são sempre uns 3 dedos acima do tornozelo e tb suas blusas são levemente largas e arredondadas. É o seu estilo ou é mais correto??

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2016

    É meu estilo. Tenho 1,66cm. bjs c

Josiane Nicoloso Schlosser
Reply 11 de April de 2016

Perfeitas as dicas.... para mim o mais complicado é o sapato, já que não consigo mais usar salto, salvo em ocasiões mais formais como festas, etc, mas mesmo assim sofro. Quando vejo em alguma loja legal um scarpin maravilhoso penso duas vezes antes de comprá-lo (apesar de amá-los acabo usando-os tão pouco que não valem mais a pena). Abração querida!!!!

Maria C. Pagliarini
Reply 11 de April de 2016

Mande mais fotos com os seus looks. Adoro os seus posts!

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2016

    Tem sob a foto dos olhos no "tab" Looks! bjs c

fatima
Reply 11 de April de 2016

adorei o comentario da sua mae: ou penso ou uso salto! ela me representa kkkkk, quanto a maquiagem , aprendi muito no seu ultimo vídeo
bjs
Fatima

Candice Pinheiro
Reply 11 de April de 2016

Adorei!! Nada como estar em harmonia com os lugares que frequentamos, respeitando o nosso corpo e o nosso estilo. Bem, no mais, o que é tendência vai nos servir sempre como fonte de inspiração !!
Amo a sua despretenciosa elegância!!
Bjo, Candice

Rosa Virginia
Reply 11 de April de 2016

E para fechar o look, um perfume que seja a sua marca.
E que não chegue antes de você...

Danielle
Reply 11 de April de 2016

Perfeito! Prestar atenção aos detalhes, mas ser fiel a quem se é. Nada mais desconfortável e exaustivo que fingir ser outra pessoa. Abraços.

Luciana Lima
Reply 11 de April de 2016

Querida Consuelo,
Que bom que está melhor e curtindo ao máximo sua estadia aqui em São Paulo. Eu adoraria te encontrar amanhã lá na Maxion, mas infelizmente não vou conseguir em virtude do horário. Você retornará para São Paulo, depois da sua ida para o Rio? MUITO SUCESSO AMANHÃ !!!! AS PEÇAS FICARAM L I N D A S !!! Beijos Luciana Lima

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2016

    Sim! Tem evento dia 19 na Granado às 19 também no shopping morumbi. Falaremos de perfumes. bjs c

Sandra
Reply 11 de April de 2016

Querida Consuelo,adorei as dicas, no meu caso, se for usar salto, ou melhor, quando eu compro saltos, tenho uma regra, não pode passar de 10 cm de altura, senão também "não penso", e nem ando direito, kkkk
bjs

Juliana
Reply 11 de April de 2016

Simplesmente A D O R E I!!!
Suas dicas são sempre muito valiosas!
Bjo grande.
Juh

Denise Luna
Reply 11 de April de 2016

Adorei!!!!!!!
Muitos itens, bateram com meu jeito de pensar, outros, adicionaram novas dicas.
Como é gostoso se produzir para um evento com todo o cuidado e carinho.
Pena que o Rio de Janeiro é tão informal....
Bjs

Marina
Reply 11 de April de 2016

Olá Consuelo e Salotto,
Adorei essa do salto alto, da sua mãe, é tão verdade e não há nada pior do que estar linda e maravilhosa, mas a sofrer com o salto alto. Estraga tudo até o humor !:)
Concordo consigo, a pashmina SEMPRE, é o meu adereço favorito, constrói um estilo e protege do frio e até do sol. Gostei da sua dica CCDD, Mt. prática ! E o frente e verso também SEMPRE, e mais ainda, investir num espelho de pé, pode fazer a diferença. Beijinhos

Leonilia Sierra
Reply 11 de April de 2016

Oi Consuelo, é incrível como sempre aprendo mais e mais com você. Vou fazer 60 anos logo mais e passei a gostar de moda cada vez mais, principalmente depois que descobri seu blog. Virei uma fã incondicional sua..... vendo, lendo e ouvindo tudo o que você faz e aconselha é que tenho certeza ao dizer: você está ha muito tempo na estrada da elegância! Hoje me sinto mais feliz e mais segura quanto ao meu visual. Muito obrigada Consuelo, por sua generosidade em dividir sua experiência conosco! Super beijo querida.

Marina Di Lullo
Reply 11 de April de 2016

Claro querida, tudo!! Suas dicas são preciosas, pois traduzem sua elegância e aprendizado ao longo de tantas experiências. A mais valiosa, pra mim, é tua delicadeza, tão bem exposta no item 1. Beijos querida

Andrea - Curitiba
Reply 11 de April de 2016

This is my girl!!!!!!!!!!! Sempre tiro proveito das tuas inumeras dicas!! Alias, fico esperando sempre mais e mais..haha....Arrasou!!!Bjs......

Jovita Agra
Reply 11 de April de 2016

Dicas preciosas! Obrigada por nos presentear com seu saber. Acho sapato de salto muito charmoso, dá um up em qualquer look, e como sou baixinha me faz pensar que estou no alto, mas tenho que concordar com sua mãe. Hoje só uso em ocasiões especiais, não aguento mais para o trabalho, no máximo salto médio mas grosso, fino nem pensar. Bjos e sucesso no lançamento de amanhã.

Katia Holanda
Reply 11 de April de 2016

Adorei o post, um primor de dicas!
💞💞💞💞💞💞

Christiane zanin
Reply 11 de April de 2016

Adoro suas dicas e seu estilo!!! Thanks 😘😘

Luciana Garcia
Reply 12 de April de 2016

Dicas excelentes! Vou ler e reler várias vezes ainda. Obrigada, Consuelo! Beijos

Frederica
Reply 12 de April de 2016

Adorei o post!! E a sua foto, linda! Concordo em tudo, sou louca por sapatos e graças a Deus que agora há sapatos lindos sem salto, para além de ser alta, o desconforto arrasa comigo ehehe só uso quando manda o figurino...mania de pashmina foi a minha Mãe que me ensinou, a quem sempre peço emprestadas quando me falta a pashmina ideal. Jóias, adoro antigas que tenham sido da minha avó, bisavó...sinto-me protegida e cheia de energia, então uso jóia antiga num look moderno...cabelo e maquiagem, confesso que sou muito básica, não invento muito.
Beijos e obrigada pelo post :)

consueloblog
Reply 12 de April de 2016

Quantas declarações lindas!!! Vcs são maravilhosas!!! Obrigada pelo carinho e palavras!
bjs
c

Jussara T Mercaldi Donadon
Reply 12 de April de 2016

Penso que o mais importante e dificil e encontrar o proprio estilo .
mas sigo vestindo o que acho que cai bem em mim naturalmente mas e complicado encontrar pecas de vestuario aos 53 anos e nao conseguindo mais usar salto para ocasiao formal !!

ana
Reply 12 de April de 2016

Leio todos os dias Deus posts. Como sempre , "tranquilos e favoráveis"... Abs . Ana .

ana
Reply 12 de April de 2016

Leio todos os dias teus posts. Como sempre , "tranquilos e favoráveis"... Abs . Ana .

Liz Moreira
Reply 12 de April de 2016

Simplesmente adoro ver você no snap, instagram e as dicas do seu blog são demais!!! Como ser elegante de uma forma descomplicada, tudo fica mais fácil com suas dicas!!! Muito obrigada por compartilhar conosco de uma forma tão simples e bacana!!!

LÚCIA
Reply 12 de April de 2016

CONSUELO SEMPRE ARRASANDO NAS DICAS E NOS FAZENDO SENTIR MAIS SENSUAIS E FEMININAS. ISTO É TÃO GOSTOSO DE SENTIR, PARECE QUE NOS LIBERTA. SABE CONSUELO, EU GOSTARIA DE VÊ FEITO POR VC, UM POST SOBRE "COMO VESTIR BEM UMA BAIXINHA". AFINAL NEM TODAS TIVEMOS A SORTE DE SER ALTINHAS. EU POR EXEMPLO, TENHO UM POUCO MAIS QUE HUM METRO E CINQUENTA.ME VISTO BEM BÁSICA, SEM MUITOS MELINDRES. FAÇO SEMPRE UM OLHO MARCADINHO PORQUE TENHO OLHOS COR DE MEL. FICA BONITO. USO UM BLUSH PÊSSEGO NA ÁREA DO SOL(TENHO PELE BRANCA) COM O OLHO PRETO E UM GLOSS ROSINHA. FICA BEM. SAPATOS, USO SALTO DEZ. ME SINTO MAIS CONFORTÁVEL.

Hildenira
Reply 12 de April de 2016

Olá Consuelo ! Realmente você é muito elegante e sabe passar com naturalidade várias dicas de estilo. Parabéns pelo blog! Aguardo dicas de estilo para o trabalho. Beijos

    consueloblog
    Reply 13 de April de 2016

    ótima sugestão!bjs c

Mara Moraes
Reply 14 de April de 2016

adorei todas as dicas -ótimas & práticas! CCDD -adotei!! e pashmina, sempre que pode.. amodoro!!

Luiz Felipe Erthal
Reply 18 de April de 2016

Sempre digo que conforto é intrínseco com a elegância. Pessoas que estejam desconfortáveis jamais passarão a ideia de serem elegantes. No caso de saltos altos, dou a dica para amigas de sempre treinarem muito em casa. Não dá pra sair como um avestruz com saltos altíssimos e não sabendo caminhar. No Rio de Janeiro, a temperatura sempre é alta, assim como o ar condicionado dos ambientes muito baixos. Mas saber a ocasião, dar uma olhada no tempo, procurar saber o jeito da festa ou dos anfitriões sempre é básico para uma boa festa.
Uma vez escutei uma entrevista da Sônia Braga com uma dica bem interessante: Antes de sair de casa tire uma foto e se olhe. Analise a foto como se estivesse vendo uma revista. Se passou no seu crivo como uma boa produção, vá e arrase! Eu particularmente não tiro foto, mas como conheço minha tendência ao exagero (principalmente em estampas e cores) não saio de casa sem consultar um espelho de corpo todo que fica na entrada do quarto. Ele normalmente me passa boas e verdadeiras informações!

    consueloblog
    Reply 18 de April de 2016

    Luiz Felipe! Muito bem retratado! Adorei a história da foto! bjs
    c

Ledyanne Carvalho
Reply 21 de April de 2016

Já tinha lido pelo celular, mas não consegui comentar! Agora li de novo!
Você sempre nos dando ótimas dicas! Concordo contigo que devemos nos arrumar adequadamente para cada ocasião! Além disso, cada vez mais, tenho me conscientizado de que menos é mais, mas, claro, sem deixar de lado as coisas que amo! Menos com estilo! Rs... Gosto de cor e de peças diferentes, mas tbm gosto do básico e do conforto! Acho que dá para mesclar os dois sem exageros!
Bjs.

    Ledyanne
    Reply 21 de April de 2016

    Uma coisa que estava recordando é que uma vez quando fui madrinha de casamento usei um vestido tomara que caia. No final, não gostei! Como vc sempre fala e foi o que aconteceu: Eu ficava toda hora subindo o vestido, mt chato! Fica como experiência!

ADRIANA SPINELLI CAMPAGNOLLO
Reply 21 de June de 2016

Boa Tarde Consuelo!!!

Dicas super interessantes e que serão colocadas mais em prática.
Tks
Adri

    consueloblog
    Reply 21 de June de 2016

    Depois conta! bjs c

Carol
Reply 6 de July de 2017

Olá Consuelo!
Cheguei aqui através do youtube, tenho 21 anos e redescobri o seu blog que eu já havia visitado quando era ainda mais nova kkkkk. Quero dizer que você é uma grande inspiração pra mim, tanto pelo estilo quanto pela personalidade! Estou passando por algumas transições em meu estilo e o minimalismo me agrada muito, acho que é o que vai dar o tom daqui pra frente conforme eu for amadurecendo. Também tenho refletido muito sobre a forma com que eu consumo moda, pensando mil vezes antes de comprar e analisando muito a qualidade das peças, que era algo que eu ignorava completamente, comprava apenas pelo preço. Enfim, você arrasa, um beijão!!

    consueloblog
    Reply 7 de July de 2017

    Muito obrigada!! Vai em frente com tudo! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *